top of page

São Gonçalo além das barricadas, por Helcio Albano


Barricadas: a triste paisagem/Foto: A Tribuna
Barricadas: a triste paisagem/Foto: A Tribuna

A eleição mais disputada em décadas na cidade teve como vitorioso um político tradicional ligado à direita conservadora. Até aí, nada de mais. O eleitorado gonçalense se mostra afeito preferencialmente a esse perfil como inquilino da Feliciano Sodré, 100, ao longo dos anos. Só que, pela primeira vez desde a passagem pela Prefeitura do interventor federal Samuel Barreira em 1930, irá ocupar o cargo máximo do município alguém com formação militar. Mas com voto direto e democrático. O que, em si, já é um fato curioso e sinal dos tempos.


O prefeito eleito Nelson Ruas, capitão reformado da PM, tem uma longa e marcante trajetória no 7o Batalhão, onde chefiou, por 10 anos, a temida Patamo em São Gonçalo. Lá, fez fama, até entrar para o mundo da política e se eleger vereador em 2004.


Na Câmara, ao longo dos seus quatro mandatos, teve atuação discreta, mas sempre ao lado e em defesa dos governos de plantão, de Panisset a Nanci, de quem nunca escondeu ter grande proximidade, até assumir sua pré-candidatura em abril de 2020.


Embora haja uma atração natural do prefeito eleito à Brasília, engana-se quem pensa que Nelson encarne o bolsonarismo desmiolado com pulsões extremistas e reacionárias. Isso não funciona em São Gonçalo. Nelson sai das eleições vencedor, mas numa condição muito fragilizada que o obriga compor o seu governo com o Centro político e viabilizar a governança com os derrotados, sobretudo os eleitores.


São Gonçalo está além das barricadas...


Plus

Gordo tá fora! Com a decisão favorável da Justiça em validar os votos de candidatos que disputaram a eleição sub judice, o veterano, polêmico e folclórico vereador Eduardo Gordo (DEM) perde a vaga e “amarga” uma inédita suplência desde 2000, quando venceu sua primeira eleição com mais de 10 mil votos.


Esvaziado politicamente e respondendo a vários processos na Justiça, Gordo não é nem a sombra do todo-poderoso que foi quando presidiu a Câmara de 2009 a 2016 e mandava e desmandava na política gonçalense, chegando a eleger o filho Rafael vereador (2008) e deputado estadual em 2010. Era o auge.


Dessa vez, ele não estará junto dos colegas tomando o leitinho na Câmara...


Veja o vídeo e entenda o porquê.


Bônus

Tudo encaminhado na Câmara para eleger o intrépido Alécio Bredas, o Lecinho (MDB), presidente da Casa no lugar de Diney Marins (Cida), que apostou tudo na vitória de Dimas Gadelha que o garantiria na cadeira por mais dois anos. Quem aposta tudo, só tem o céu ou o inferno como destino.


Bônus Track

Nelson Ruas está tendo dificuldade em montar seu governo. Motivo? Falta de quadros técnicos. Por isso muitos apostam ser sua administração uma continuidade do governo Nanci...

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page