top of page

São Gonçalo divulga programação da 1ª Semana da Umbanda

Vão acontecer mesas de debates, apresentações culturais, solenidades, estudos científicos, entre outras ações

Casa de Zélio Fernandino de Moraes, em Neves, demolida em 2011/Foto: Reprodução
Casa de Zélio Fernandino de Moraes, em Neves, demolida em 2011/Foto: Reprodução

O município de São Gonçalo é considerado o berço da anunciação da Umbanda, uma religião brasileira com elementos de religiões africanas, indígenas e cristãs. Especificamente no dia 15 de novembro de 1908, no bairro de Neves, houve a primeira manifestação do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Na ocasião foi anunciada ao mundo a Umbanda, uma “manifestação do espírito para a caridade”. Nesses 113 anos de existência, a religião se expandiu, ultrapassando os limites de São Gonçalo. Durante esses anos, muitos foram os desafios para manter a religião viva, que foi vítima de perseguições e apagamentos históricos em muitos episódios.

Em janeiro de 2020, o secretário de Secretário de Turismo e Cultura, então vereador Lucas Muniz, aprovou a “Semana da Umbanda em São Gonçalo”, a lei que propõe a criação de eventos que tragam visibilidade, respeitabilidade e reconhecimento a essa religião na cidade. E, neste ano, a Secretaria de Turismo e Cultura selecionou um grupo de adeptos da religião para criar a 1ª Semana da Umbanda de São Gonçalo, com diversas atividades abertas para a participação da população. Na programação, mesas de debates, apresentações culturais, solenidades, estudos científicos, entre outras ações. Nesta quinta-feira (11), o evento se inicia com a mesa de debates “As outras Umbandas”, com participação da Comissão Organizadora da 1ª Semana da Umbanda de São Gonçalo. O encontro vai contar com a presença de Mãe Flávia Pinto, Pai Junior D'Oxóssi, Pai Pablo Santa Clara e Mãe Ana D'Iemanjá, às 19h, no Centro Cultural Joaquim Lavoura.

Na segunda (15), às 9h, na Praça Zélio Fernandino de Moraes, em Neves, acontece a solenidade do Dia da Umbanda, com a Lavagem da Praça Zélio Fernandino de Moraes e inauguração de uma placa de homenagem à data. Logo em seguida, haverá uma apresentação cultural. Já na terça-feira (16), haverá mesa de debates “Umbanda, Zélia e São Gonçalo”, também com a comissão organizadora da 1ª Semana da Umbanda. Como convidados, os professores Rui Aniceto, Luciano Tardock, Camila Fogaça e Pedro Rebelo. O evento acontece às 19h, no Centro Cultural Joaquim Lavoura.

Na sexta (19), será realizada a 2ª Cerimônia Marco Zero da Umbanda em São Gonçalo, às 16h, na Câmara Municipal, no Centro. Na ocasião, haverá apresentação cultural, lançamento do artigo científico “Lugar de luta e memória: A construção do Marco Zero da Umbanda em São Gonçalo/RJ” e uma homenagem com entrega de monções para os dirigentes gonçalenses das religiões afro-brasileiras. Encerrando a programação, no sábado (20), vai acontecer o “Lançamento do Site MuseUmbanda e a importância desse aparelho na luta contra a Intolerância Religiosa”, com os autores do Projeto MuseUmbanda e a Secretaria de Cultura e Turismo. Como convidados, os autores Alexandre Cumino, José Beniste, Cláudia Alexandre e o jornalista Marcelo Fritz. O lançamento acontece às 19h, no Teatro Municipal de São Gonçalo.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page