top of page

São Gonçalo manda fechar tudo, mas tudo pode seguir funcionando

Lockdown de mentirinha

Tudo como dantes no quartel de abranches/Foto: UOL
Tudo como dantes no quartel de abranches/Foto: UOL

A Prefeitura de São Gonçalo publicou na manhã desta quinta (19) Decreto que apertaria medidas sanitárias restritivas e de isolamento social até o dia 27 de novembro no município.


A Ordem Executiva, no seu Art. 24, determina o "fechamento total de todos os estabelecimentos, sendo vedado, ainda, a qualquer indivíduo, o trânsito e permanência imotivado em vias, equipamentos, locais e praças públicas", o que configuraria um "lockdown", mas só que não.


Tais medidas não se aplicam aos ramos de atividade de saúde e comercial já autorizados a funcionar em decretos anteriores, o que, na prática não muda nada, se observadas medidas de higienização, isolamento social (uso de máscaras) e de ocupação desses estabelecimentos de até 2/3 de sua capacidade e de outras exigências burocráticas de funcionamento.


As únicas atividades que ainda não podem funcionar seguem sendo escolas, igrejas e casas de shows e de eventos culturais e desportivos com público, comício, passeata e afins que gerem aglomeração.



Boletim

De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Gonçalo registrou até 733 mortes desde o início da pandemia, com 21.505 casos confirmados, 20.140 curados, 78 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 554 em quarentena domiciliar, 733 óbitos confirmados e nove óbitos em investigação.


Já os números da Secretaria Estadual de Saúde registram na cidade 807 mortos.





POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page