top of page

São Gonçalo promove ação de incentivo ao aleitamento materno

Reunião na USF Ana Nery esclareceu dúvidas de mães atendidas pela Unidade de Saúde

Ações fazem parte do "Agosto Dourado"/Foto: Lucas Alvarenga
Ações fazem parte do "Agosto Dourado"/Foto: Lucas Alvarenga

Desmistificar crenças populares e dúvidas sobre amamentação e nutrição infantil. Esse foi o objetivo da roda de aleitamento para mães, entre puérperas e gestantes que são atendidas pela Unidade de Saúde da Família (USF) Ana Nery, no Gradim. A reunião, realizada na manhã desta terça-feira (3), faz parte dos eventos do ‘Agosto dourado’, e abriu a Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada de 1º a 7 de agosto. O mês será inteiramente dedicado ao incentivo do aleitamento materno.



A cor dourada não foi escolhida ao acaso. O leite materno é um alimento vivo e, de fato, vale ouro para os bebês, garantindo nutrição, desenvolvimento e uma infância saudável, com menos problemas respiratórios, alergias e menos riscos de desenvolver obesidade. O evento foi realizado pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, por meio do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno.



Esse tipo de reunião é muito importante para a população. É uma ferramenta esclarecedora sobre aleitamento, além de tirar dúvidas de gestantes e mães sobre essa etapa tão importante na vida das crianças”, disse Daniele Negrão, administradora da Unidade Saúde em Família Ana Nery.


As ações e estratégias voltadas para a amamentação e acompanhamento das mães e gestantes têm dado resultados positivos.


Temos uma resposta muito positiva nesse tipo de abordagem, comprovados pelo Sistema de Informação sobre Vigilância Alimentar e Nutricional, que realiza acompanhamento das mães e crianças atendidas nas USFs do município.O ganho é notório, com menos crianças internadas em unidades de saúde, com problemas respiratórios e desnutrição”, destacou Aline Aguiar, nutricionista e coordenadora do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno.


Durante a reunião, uma equipe multidisciplinar com assistente social, fonoaudióloga, nutricionistas e psicóloga, tiraram dúvidas das mães e gestantes, abordando temas ligados diretamente à amamentação, como contexto socioeconômico, estrutura familiar e alimentação de mães e bebês.



A alimentação, uso de fórmulas infantis e compostos lácteos na alimentação de bebês foram abordados a partir da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL). As estratégias da indústria alimentícia para atrair novos consumidores com a venda de leite em pó e leites de caixinha também foram foco da palestra.


A reunião teve um momento dedicado apenas às dúvidas, esclarecendo as participantes sobre mitos e verdades sobre amamentação. Mitos como leite fraco, alimentos que aumentam a produção de leite, quantidade de leite insuficiente foram quebrados na conversa com os profissionais do Grupo de Apoio ao Aleitamento.



Os participantes também receberam cartilhas sobre amamentação e nutrição saudável, fatores que caminham juntos para a saúde da mãe e do bebê.


A equipe multidisciplinar que realizou a palestra é composta por Aline Almeida, assistente social; Denise Veigo, fonoaudióloga; Alexandre Fernandes, nutricionista; Rogéria Flor, nutricionista e Ana Paula Seixas, psicóloga.


O serviço de aleitamento materno é baseado na Clínica Gonçalense do Mutondo, mas realiza atendimentos conforme demanda das Unidades de Saúde de São Gonçalo e também de forma virtual, através de videochamadas e contatos realizados por e-mail e redes sociais.



Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno

O grupo de apoio auxilia as mães no manejo e dificuldades do aleitamento materno, como fissura mamária, mastite ingurgitamento mamário (mamas cheias); orientação nutricional na gestação e pós parto; orientação na introdução alimentar dos bebês; direitos da mãe e da criança; suporte e apoio emocional e incentivo à doação de leite materno.


Serviço

Grupo de Apoio ao aleitamento Materno

Endereço: Clínica Gonçalense do Mutondo -Rua Dr.Alfredo Backer, 358, Alcântara

Atendimento às terças, quartas e quintas, das 8h às 17h.


Atendimento virtual - O grupo também atende por meio da internet, através do e-mail aleitamento.sg@gmail.com, e também através das redes sociais, pelo Instagram: @grupoapoioaleitamentomaterno e Facebook: Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page