top of page

São Gonçalo promove "Festival Virtual de Música"

Veja regulamento e calendário

Orquestra Municipal em ação/Foto: Arquivo
Orquestra Municipal em ação/Foto: Arquivo

Em função da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal de Educação e a Orquestra Municipal de São Gonçalo (OMSG) criaram o "Festival Virtual de Música", onde todos poderão manifestar sua arte sem sair de casa. O festival se mantém solidário ao isolamento social e irá conectar alunos e professores à Orquestra Municipal,  pois irá estreitar as relações através da música.


- A arte musical sempre facilita a convivência e a aprendizagem. Vamos com este evento nos conectar mais, aprender mais, estimular a leitura e a escrita. A arte já conecta as pessoas, a diferença agora é que será virtual. Vamos unir alunos e família, professores e seus alunos. Todos pela música e com esta estratégia poderemos descobrir novos talentos - declarou o secretário de Educação, Maurício Nascimento.


Nesta primeira etapa, todos que quiserem poderão participar de forma muito simples. Os interessados deverão realizar gravações com seus celulares, com ou sem acompanhamento musical, e enviar para OMSG pelo e e-mail festivaldemusicasg@gmail.com. Após o envio, que deverá acontecer até o dia 15 de julho, os músicos da Orquestra entrarão em contato para orientações e organização de um Mosaico Musical.


- O Festival de Música Virtual tem por objetivo apresentar a música como atividade de arte e educação, capaz de fortalecer vínculos de convivência e aprendizagem entre alunos e professores, entre famílias, e fortalecer a relação entre a Orquestra Municipal de São Gonçalo e a comunidade escolar da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo. O acompanhamento próximo da OMSG transforma o Festival em um processo de Arte e Educação Musical, todos irão aprender e o vínculo entre os participantes será com a envolvente música - afirmou Gerly Sueth, maestro da OMSG.


Como funciona o Festival 

Período das inscrições: 15 de junho a 15 de julho 

Conversas Musicais - Festival Virtual e a Importância da Música: 26 de junho – 10h e 16h. 

Conversas Musicais - Acompanhamento do Festival: dias 26/06, 03, 10, 17, 24 e 31 de julho. 

Divulgação dos Participantes do Mosaico – dia 7 de agosto. 

Acompanhamento da gravação do Mosaico – dias 14 e 21 de agosto.

Apresentação do Mosaico Musical – dia 28 de agosto.

Regulamento

1. Quem pode participar como intérprete? 

1.1 - Todos os alunos devidamente matriculados na Rede Municipal de Educação de São Gonçalo, sozinhos ou acompanhados por uma pessoa ou mais da família. 

1.2 - Todos os profissionais da Educação com matrícula na Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo. 

2. Quem pode participar como compositor? 

2.1 - Todos os alunos devidamente matriculados na Rede Municipal de Educação de São Gonçalo que queiram apresentar música autoral inédita. 

2.2 - Todos os profissionais da Educação com matrícula na Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo que queiram apresentar música autoral inédita. 

 2.3 - Entenda-se por músicas inéditas” toda e qualquer obra musical (letra ou música) não veiculada em emissoras de Rádio, TV, Web e demais plataformas digitais de emissoras, excetuando contas e perfis pessoais, e que não tenha sido premiada em qualquer outro concurso ou festival de música. 

3. Como participar? 

3.1 - As inscrições são gratuitas. 

3.2 - Os candidatos devem preencher on-line a Ficha de Inscrição que será disponibilizada em todas as redes sociais das Escolas, site da Prefeitura. 

3.3 - Grave a música em áudio, lembrando gravar em um lugar silencioso. A duração máxima de cada música deverá ser de 5 (cinco) minutos para todas as categorias. 

3.4 - Poderá ter acompanhamento musical ou não. 

3.5 - Em seguida, envie a gravação e a letra da música para a Curadoria do Festival – email: festivaldemusicasg@gmail.com

3.6 - Envie também a autorização liberando a divulgação que também será disponibilizada em todas as redes sociais das Escolas, site da Prefeitura. 

3.7 - As gravações poderão ser qualquer gênero musical ( samba, rock, MPB, etc.) e o idioma das músicas com letra deverá ser obrigatoriamente o Português. 


4. Das Inscrições 

4.1 - As inscrições estão abertas de 15 de junho a 15 de julho de 2020. 

4.2 - Na possibilidade do autor inscrito ser menor de 18 anos até a data de encerramento das inscrições, além do material descrito anteriormente, o candidato deverá anexar à sua inscrição on-line autorização de participação assinada por seu responsável legal. 


5. Das categorias    

5. Das categorias Serão três categorias: alunos – alunos e família – professores. 

5.1 - Os alunos serão divididos em três segmentos: 5.1.1 - Educação Infantil e Primeiro Segmento do Ensino Fundamental ( Pré I e II até o 5° ano) 

5.1.2- Ensino Fundamental II ( do 6° ao 9° ano).

5.1.3- Educação de Jovens e Adultos, EJA.

5.2 - No segmento família será o aluno juntamente com uma pessoa com vínculo familiar de convivência.   

 5.3 - No segmento professores poderão participar todos os profissionais que desempenham funções nas Unidades Escolares ou na gestão da Secretaria de Educação. 


6. Da Premiação 

6.1 - A Comissão Curadora e Julgadora será composta por músicos (as) da OMSG, ou profissional em atividade na área musical escolhida pela OMSG. 

6.2 - Serão selecionadas de 20 ( vinte) a 40 ( quarenta) intérpretes para participar da gravação de um “Mosaico Musical”. 

6.3 - As orientações e acompanhamento para a gravação do Mosaico terão a orientação musical dos músicos da OMSG. 

6.4 - Todos os participantes receberão um Certificado de Participação.  


7. Direitos Autorais 

7.1 – Todos os autores e intérpretes participantes do Festival autorizam a divulgação, edição, transmissão, retransmissão de imagens e sons de suas obras, em Rádios, TV, Portal e Plataformas Digitais), bem como a publicação em mídia ou peças publicitárias vinculadas ao Festival, através de qualquer meio, isentando, assim, a organização do Festival e a EBC, do pagamento de qualquer taxa, contribuição, preservados os direitos autorais dos compositores. 

7.2 – O candidato se compromete, desde a data da sua inscrição, que a obra participante deste Festival é de sua autoria, na participação como música autoral, é inédita e está registrada nos órgãos competentes.   


8. Das Disposições Finais 

8.1 – Toda e qualquer reclamação ou denúncia, deverá ser formulada e enviada por email à Comissão Organizadora, festivaldemusicasg@gmail.com, que terá plenos poderes para julgar e decidir o que for necessário, visando à boa realização do Festival, sendo suas decisões irrecorríveis, não cabendo recursos de qualquer natureza. 

8.2 - Caso a Comissão Organizadora do Festival julgue necessário, este regulamento poderá sofrer alterações pontuais, desde que não modifiquem a natureza do Festival e o seu objetivo. 

8.3 - Excepcionalmente, a edição 2020 do Festival será totalmente online, em todas as suas etapas, sem apresentações presenciais, enquanto permanecer a orientação das autoridades brasileiras sobre a necessidade do distanciamento social em função da pandemia do COVID-19. 

8.4 - Os casos omissos e não previstos neste Regulamento serão avaliados pela Comissão Organizadora e suas decisões devidamente divulgadas.  


Acompanhe os próximos eventos:  26 de Junho de 2020


Manhã

Tópico: Conversa Musical

Hora: 10h


Entrar na reunião Zoom


ID da reunião 767 2601 2402

Senha: musica


Tarde

Tópico: Conversa Musical

Hora: 16h


Entrar na reunião Zoom


ID da reunião: 751 2535 7203

Senha: musica


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page