top of page

Teste rápido no Catarina registra 381 portadores assintomáticos do coronavírus

O levantamento detectou que 45% dos casos positivos para a doença são assintomáticos

10% dos moradores foram testados/Foto: Divulgação
10% dos moradores foram testados/Foto: Divulgação

Liderando a lista de infectados pelo Coronavírus em São Gonçalo, com mais de 800 casos confirmados, o bairro Jardim Catarina passou por uma pesquisa de campo com testagem rápida e por amostragem para a Covid-19.


O levantamento detectou que 45% dos casos positivos para a doença são assintomáticos, ou seja, não apresentam sintomas aparentes da doença mas podem transmitir o vírus.


A testagem de indivíduos assintomáticos representa uma importante estratégia, porque tirando de circulação por 15 dias, com orientação do protocolo de manejo das boas práticas de higiene e do isolamento social, evita-se que mais pessoas sejam infectadas. É o que explica a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.


- A realização de testes em larga escala para encontrar e isolar casos assintomáticos é uma estratégia vital para conter a propagação da doença - enfatiza.


Cerca de 10% da população foi testada em uma força tarefa realizada pelos profissionais de saúde atuantes na área. Durante 15 dias, os moradores puderam ser testados no Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima e em unidades móveis que percorreram diversas ruas do bairro.


- O paciente assintomático não tem os sintomas que normalmente aparecem em quem está com a doença. Eles não têm febre, tosse e espirros, não sentem cansaço e nem dificuldade de respirar ou dor e pressão no peito. Mas, mesmo assim, essa pessoa é capaz de transmitir a doença. Se ela for isolada, por exemplo, poderá ajudar a conter o coronavírus - completa Auxiliadora.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page