top of page

‘Vagabundos da esquerda!’ Conheça o vereador que irá ‘julgar’ os colegas na Comissão de Ética

Por Helcio Albano

Cici Maldonado na Tribuna da Câmara/Foto: Reprodução TV Câmara
Cici Maldonado na Tribuna da Câmara/Foto: Reprodução TV Câmara

Em diversas ocasiões nas sessões plenárias da Câmara de Vereadores de São Gonçalo, o vereador Aldecyr Maldonado, o Cici Maldonado (PL), 58 anos, sobe o tom e se refere aos adversários políticos do campo ideológico da “maldita” esquerda como “vagabundos” e outros termos mais ou menos pejorativos. A última com os impropérios pode ser vista abaixo, a partir de 1h 59min.



Não se sabe se o grau de exasperação do parlamentar evangélico contra os colegas edis, imprensa ou o fantasma comunista, é um mero recurso de retórica discursiva ou um delírio fundamentalista de extrema-direita, tão em moda nas tribunas parlamentares depois de memerizadas (sim, que vem de meme) dos púlpitos de igrejas neopentecostais Brasil afora, que perigosamente já ameaçam o Estado Laico e de Direito no país.


Ferrenho defensor do governo do capitão PM reformado Nelson Ruas (PL) - onde foi liderança até deixar a função em circunstâncias obscuras em setembro deste ano -, o parlamentar sempre rebate com ardor raivoso todas as críticas feitas ao prefeito e ao seu staff com os adjetivos desrespeitosos que, só não atentam contra o decoro, por estarem sob o guarda-chuva da imunidade parlamentar.



E ao rebater as críticas ao atual ocupante da cadeira branca da Feliciano Sodré, 100, Cici o faz como quem as proferisse fizesse parte de uma conspiração diabólica contra um Bem imaginário e merecesse, ao fim e ao cabo, a danação eterna. De preferência após expurgo numa fogueira na Praça do Rodo ou do Gradim, sua base eleitoral, já que não é bobo nem nada.


É nas mãos desse sujeito imerso em hidrofobia, que preside a Comissão de Ética da Câmara, que está o destino dos vereadores Prof. Josemar (PSOL) e Romario Regis (PCdoB).


Os dois sabidamente de esquerda e de oposição ao governo Nelson ‘enquadrados’ pela mesa diretora da Casa na última quarta (14), após o ato convicto de coragem em defesa dos professores sacaneados por 23 vereadores um dia antes a mando do capitão, que retirou dos trabalhadores seu Plano de Carreira.


“A comissão que irá avaliar a questão com todo cuidado. O objetivo maior não é e nem nunca será cassar nenhum parlamentar, a não ser que ele dê motivo para isso”, disse Cici ao O São Gonçalo na sexta (17), após o caso ganhar enorme repercussão na cidade e até nacionalmente. Uma Petição criada em defesa dos mandatos dos vereadores, inclusive, já possui quase 7 mil assinaturas até a tarde deste domingo.



Resta saber se o vereador que esculhambou a política de restrição ao uso de sacolas plásticas em São Gonçalo (tragicamente copiado em outras cidades), conhecido como "facilitador" de vagas na Faculdade Paraíso, já de antemão vê motivos pra condenar e cassar os mandatos dos dois parlamentares, representantes legítimos de quem os elegeram e de uma parcela significativa da sociedade que não é vagabunda e que não tem nada de maldita. Vide os resultados majoritários da última eleição.


Em tempo: O Ministério Público aceitou os argumentos dos professores e parlamentares e ajuizou o pedido de anulação da fatídica votação e aprovação da mensagem do governo que aprovou o mostrengo que substituiu o Plano de Carreira dos profissionais de Educação.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.




POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page