top of page

Valeu, Dinamite! - por Pastor Alair Lima


Dinamite explode após o gol/Foto: Reprodução Internet
Dinamite explode após o gol/Foto: Reprodução Internet

A Bíblia diz assim em Romanos 13:7, “Dai honra a quem deve honra!


Com muito orgulho, destaco neste espaço aqui a linda homenagem que um grande clube do Rio fez ao maior artilheiro de sua história.


Estou falando da homenagem que foi feita a Carlos Roberto de Oliveira.


Clube de uma linda história, e de grandes conquistas.


Este clube tem em sua sala de troféu, a Resposta Histórica, e o que é a carta histórica? Foi o posicionamento que este clube fez através de uma carta contra o racismo.


Isso está gravado na história. Dia 07 de Abril de1824, o clube se posicionou diante da Associação de Clubes que determinava que 7 jogadores negros fossem retirados do elenco.


O clube não pensou duas vezes e escreveu a carta que ficou conhecida como Resposta Histórica, que dizia que os jogadores não iam sair. Por repreensão, o clube foi retirado da competição, rebaixado e ainda usaram a argumentação de que ele teria que ter o seu próprio estádio.


Foi aí então que juntamente com seus torcedores construiu São Januário, uma outra linda história do clube.


É de conhecimento até hoje que a Conquista da Resposta Histórica foi o mais importante título conquistado por um clube no País, maior do que qualquer outro troféu levantado por um clube.



A partir daí, o Club de Regatas Vasco da Gama se orgulha de carregar em sua história de que foi o primeiro Clube brasileiro a contar com jogadores negros em seu elenco.


Tenho consciência de que os resultados dentro de campo na últimas décadas, não tem sido muito agradáveis, mas neste processo de reconstrução do clube depois que alguns dirigentes levaram o grande Vasco para esta situação, ver o Vasco preparar uma solenidade especial para homenagear e reconhecer o maior ídolo de sua história, é muito legal.


Não estou nem falando do processo da SAF que deve sair ainda este ano. Mas o assunto aqui é Roberto Dinamite, O maior artilheiro do Campeonato Brasileiro, seus números impressionam!


Homenagear Roberto Dinamite é corrigir um equívoco na história do Clube, um outro dirigente com o objetivo de ofuscar a história do Dinamite fez uma estátua para Romário que também é merecedor. Ele foi o autor do milésimo gol no estádio de São Januário.


Aproveito aqui para lançar a campanha de uma estátua para Edmundo, Juninho Pernambucano e o Maestro Felipe, mas isso é para depois.


O momento agora é para dizer, Valeu Dinamite!

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Alair Lima é Pastor Presidente da Primeira Igreja Batista de Jardim Alcântara desde janeiro de 2011.






POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page