top of page

'Valorizar e não denegrir a imagem dos servidores', diz secretária após ofender colegas

Após publicar nota com termo racista, Lícia Damasceno, titular da pasta da Educação em São Gonçalo, apaga postagem no Facebook


Rodrigo Melo

Secretária Lícia Damasceno/Foto: Facebook
Secretária Lícia Damasceno/Foto: Facebook

A secretária de Educação de São Gonçalo, Lícia Damasceno, correu hoje à sua conta no Facebook e publicou um ensaio de retratação com seus colegas servidores após um post infeliz que fez em seu Instagram, na terça (23), onde os acusou de se esconderem atrás do concurso para não trabalhar.


A revolta foi geral e irrestrita, e praticamente ocupou o noticiário desta sexta (26), gerando notas de repúdio e até o movimento #ForaLícia nas redes sociais.


Porém, Incorrendo em outra infelicidade, Damasceno, que foi candidata a vereadora pelo PL em 2020, começa a nota com um termo racista, onde diz que "Toda postagem sobre os trabalhadores da área educacional tem o intuito de valorizar e não denegrir a imagem dos servidores concursados". A secretária, assim como no Instagram, apagou o post, mas o print é eterno.


A secretária, que é servidora concursada, tenta se esquivar das acusações que vem recebendo de perseguir colegas com assédio moral e abertura de sindicância para punir livre expressão dos trabalhadores em suas redes sociais, utilizando-se como justificativa o Art. 169 do Estatuto do Servidor. Damasceno, no mesmo trecho, também responde diretamente ao Sindicato dos Servidores (Sindspef) que publicou nota de repúdio exigindo dela retratação.

Damasceno se fia, ainda, no final da nota, na defesa de reabertura das escolas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sem levar em consideração as experiências negativas de tal medida em diversas cidades do Brasil e do mundo, que foram obrigadas a voltar atrás em sua decisão devido ao aumento de infecções e mortes pela Covid-19.


Por que não se deve usar o termo denegrir?

Sempre que alguém utiliza essa palavra é para dizer que está sendo difamado ou injustiçado por outra pessoa. Mas segundo o dicionário Aurélio, a definição de “denegrir” é “tornar negro, escurecer”. Então, utilizar a palavra denegrir de forma a utilizar a palavra denegrir de forma pejorativa é extremamente racista.







POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page