top of page

'Vamo retirar a porra toda' - por Helcio Albano


O momento exato da bravata/Reprodução Fecebook
O momento exato da bravata/Reprodução Fecebook

Ontem (06/01/22) me chegou pelo WhatsApp fotos de uma barricada recém-colocada pela bandidagem na Rua Ercilia Figueiredo, a famosa “Rua do Táxi”, no Paraíso, perpendicular à Ary Parreiras, a principal via do bairro que liga São Gonçalo a Niterói.



Depois de checar e confirmar, incrédulo, a veracidade da informação (sabe como é zap), lembrei-me imediatamente da célebre frase sobre as tais barreiras do crime, proferida pelo sr. Nelson Ruas, no meio da campanha pela Prefeitura de São Gonçalo em 2020:


“Vamo retirar a porra toda!” (sic).



A sentença, dita por um valente capitão-candidato a um suposto eleitor, foi precisamente registrada (e viralizada) em vídeo por sua equipe de marketing eleitoral, que fez da bravata - junto à avalanche de fake news e toda sorte de sujeira possível e imaginável - o vetor maior de sua vitória naquela que foi a eleição mais acirrada da história da cidade. Detalhe: com maioria de votos vindos justamente de áreas infestadas pelo estorvo que revela nossa degradação e fracasso enquanto sociedade.


Bom pra ele, azar o nosso. Pois descobrimos que, na verdade, tudo não passava de valentia de botequim.



O que nasce de bravata, não tem como dar certo. Passado mais de um ano da posse do sr. Nelson, “porra” nenhuma foi retirada. Fazendo com que o “Vamo retirar a porra toda!” do capitão seja dia após dia, e cada vez mais, a passagem a R$ 1,50 do Mulim.


Enganação e desfaçatez têm um custo óbvio que já está sendo cobrado. E não há asfalto que aplaque a ira e a revolta do gonçalense comum que, em desespero, acreditou na cascata. Afinal, como diz o Mário Lima Jr., “qualquer esperança serve”, mesmo eivado de autoengano.


Em 2017 o fenômeno das barricadas ficou mais evidente após as jornalistas Thaís Gesteira e Isabela Giantomaso, do jornal O São Gonçalo, criarem a plataforma online “Tem barricada aí?”, um mapa alimentado por contribuições dos moradores via Whatsapp, indicando as ruas com barreiras fincadas por criminosos que tocavam o terror com a máxima: “se tirar uma, coloco duas. Se tirar dez, coloco vinte”, após incursões da Polícia.



A última atualização do mapa, em dezembro de 2018, contava com mais de 340 obstáculos espalhados pela cidade.


A barreira na Ercilia Figueiredo que nos nega a cidadania é simbólica porque anuncia o cumprimento de uma sinistra profecia: “São Gonçalo virará uma imensa barricada”.


E parafraseando outro escritor, o Rodrigo Santos:

“Ai de ti, São Gonçalo!”


Plus

Feliz 2022! Com muita saúde e que nenhuma barricada impeça você de alcançar seus objetivos!

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.





POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page