Vereador Prof. Josemar faz reunião virtual sobre Proteção Animal

Evento online reuniu militantes e protetores que debateram o atual cenário de ações e omissões do poder público sobre o tema

Militantes da causa animal debateram o tema/Foto: Reprodução Google Meet
Militantes da causa animal debateram o tema/Foto: Reprodução Google Meet

O mandato do vereador Prof. Josemar (PSOL) realizou na noite desta terça (27) reunião virtual sobre proteção animal. O evento online reuniu aproximadamente 45 pessoas, entre protetores e simpatizantes da causa, que a cada ano adquire mais importância no debate público em São Gonçalo, tanto no aspecto afetivo quanto no de saúde pública.


Os participantes, a maioria protetores experientes e militantes da causa animal, debateram temas como castração, resgastes e abrigos, canis clandestinos, rinhas de galos, maus tratos e descaso do poder público, que não tem cumprido legislação municipal sobre o assunto.


A protetora Amanda Saraiva, que é advogada, salientou a importância do trabalho do protetor animal:


- Nosso trabalho é independente, muitas vezes solitário, não temos apoio do poder público e prestamos um serviço ainda que voluntário de saúde pública, pois atuamos no resgaste de animais e por consequência no combate de zoonoses - afirmou Amanda.

Animais de grande porte

Para o vereador Prof. Josemar, a pauta da proteção animal deve envolver todos os grupos de animais: domésticos, silvestres e de grande porte, incluindo suínos (porcos), equinos (cavalos) e bovinos (gado), não raro encontrados em estradas e espaços urbanos do município, causando acidentes ou se transformando em vetores de doença animal (zoonoses).


- A cidade de São Gonçalo tem um grande de número de cavalos e porcos nas ruas sem nenhum tipo de controle. É urgente a necessidade de recolhimento e cuidado com esses animais, pois podem proliferar doenças e causar acidentes graves de trânsito - disse o parlamentar, que salientou a necessidade de políticas públicas e emendas orçamentárias para o avanço da questão no município.


Sidney Valle, também protetor e líder comunitário de Neves, falou da necessidade de uma política pública estruturada de recolhimento destes animais.


- Recentemente tivemos um cavalo atropelado no Arsenal, que levou dias para ser resgatado. Nossa cidade precisa de rapidez, informação e de locais para tratamento e cuidado destes animais - enfatizou.


O vereador considerou a reunião como ponto partida para o avanço de politicas públicas na área. E sistematizou com os participantes as pautas a serem encaminhadas por ele junto à Câmara, que pode se transformar em protagonista na luta contra maus tratos de animais na cidade e na fiscalização para o cumprimento da legislação já existente pelo Executivo.


- Objetivo é reorganizar a pauta e encaminhar as demandas da proteção animal na nossa cidade, entendendo o tema como pressuposto de saúde pública, de qualidade de vida e defesa dos animais - finalizou.




MALUGA_2.jpg
QV1.jpg
GRÁFICA_RS_2.jpg

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.