top of page

Vigilância Sanitária interdita abrigo clandestino para idosos

Várias irregularidades foram encontradas na instituição

Foto: Filipe Aguiar
Foto: Filipe Aguiar

A Vigilância Sanitária de São Gonçalo, ligada à Secretaria de Saúde e Defesa Civil, interditou nesta terça (19), uma instituição de longa permanência para idosos na Rua Itueira, em Monjolos, após receber denúncia anônima sobre as instalações do local. O local é clandestino (sem alvará de funcionamento e licença sanitária), não tem equipe técnica e prontuários dos idosos internados. Outras irregularidades foram encontradas no espaço. Os seis idosos que estavam na casa foram entregues aos familiares.





A Vigilância Sanitária realiza, toda terça-feira, fiscalizações em instituições de longa permanência para idosos. Desde o início deste ano, cinco instituições clandestinas foram interditadas. Todas estavam sem as documentações necessárias e com várias irregularidades.


“Este local de hoje, além de ser clandestino, é totalmente insalubre, sem nenhuma higiene, despensas sem alimentos adequados para os idosos e espaços sem estrutura”, disse o diretor da Vigilância Sanitária, Marcelo Sá.


Normalmente, as denúncias são recebidas através da Ouvidoria da Prefeitura e Ministério Público. A maior parte está relacionada às condições de uso do espaço, maltrato aos idosos, falta de medicação e alimentação. Todos os idosos encontrados em locais clandestinos foram devolvidos às famílias ou levados para outros abrigos legais. Os proprietários e responsáveis desses espaços são encaminhados para a delegacia.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page