top of page

Viu, Panisset, para que serve o skate? Por Mário Lima Jr


Rayssa venceu. O skate venceu. E os crimes dessa senhora contra a juventude gonçalense jamais serão esquecidos. Ao fundo, a vitalidade da Praça Chico Mendes em dois momentos/Fotos: Reprodução Internet. Arte: Helcio Albano
Rayssa venceu. O skate venceu. E os crimes dessa senhora contra a juventude gonçalense jamais serão esquecidos. Ao fundo, a vitalidade da Praça Chico Mendes em dois momentos/Fotos: Reprodução Internet. Arte: Helcio Albano

Só treze anos de idade e medalhista olímpica. Orgulho de um país inteiro. Graças a ela, pessoas do mundo todo aplaudindo o Brasil, movidas pela alegria e pela admiração. De Tóquio, onde acontecem as Olimpíadas, até São Gonçalo, cidade que você roubou para enriquecer o templo pentecostal Casa do Saber (O Globo). Negócios criados, dinheiro circulando, mais jovens praticando esporte e renovando a luta pela sobrevivência. Ficou claro agora, Aparecida Panisset, por que você não deveria ter destruído a praça Chico Mendes, sua pista de skate e as três quadras poliesportivas que existiam na praça? Tão grave quanto a lesão ao erário, você prejudicou o futuro da juventude gonçalense, que também tem direito de sonhar. Você merece o limbo. Rayssa Leal, o pódio.



Já seria suficiente, mas não se trata apenas de esporte, agora olímpico, lazer ou estilo de vida. Desde fevereiro deste ano, os atletas de skate são reconhecidos pela Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho e Emprego. Podem ter carteira assinada, contribuir com o INSS e contar com seguros sociais. Ao promover a destruição da pista, que além da rampa tinha diversos aparelhos e obstáculos, sua gestão corrupta impediu que o mercado profissional municipal se desenvolvesse através da prática do skate. Mais gonçalenses poderiam atuar hoje como atletas, professores e participantes dessa economia. Sim, Panisset, isso existe, e a Nike, por exemplo, possui um segmento exclusivo para o skate. Te dou um tijolinho de prata se você adivinhar quem é a atleta patrocinada e garota-propaganda de maior sucesso da Nike no momento.



Será que pelo menos um pingo de arrependimento surgiu nesse coração maligno quando as imagens de Rayssa voando leve apareceram na sua TV ou na tela do seu celular? Provavelmente não, te falta discernimento daquilo que é humano. Não deve incomodar saber que derrubou o agora palco da glória brasileira ou ver boa parte da Praça Chico Mendes ainda inútil, 9 anos após a destruição total. Quem quebra o patrimônio público, expulsa jovens do espaço, realiza o fetiche de enfiar barras grossas de ferro no chão e convida Flordelis para cantar no evento de comemoração desta insanidade já perdeu há muito tempo a noção do certo e do errado.



Skate faz bem à saúde mental e física. Emprega, salva jovens do crime e das drogas e sustenta famílias, como as dos instrutores alocados em projetos sociais financiados pela iniciativa pública e privada. Skate faz o universo sorrir com meninas campeãs no meio de uma pandemia mortal. É para isso que serve, Panisset, o que você transformou em pó. Sua pretensão a se candidatar outra vez ofende o futuro e ameaça o bem-estar da população fluminense, mas não pense que em algum momento venceu. Mesmo reduzida, a Chico Mendes voltou a ser abrigo da juventude consciente e um dia será a vez dela expulsar seres como você da política.


***

Contribuição do editor: As duas mortes de Francisco.

Mário Lima Jr. é escritor.




POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page