Buscar

Voluntários capacitados para atuar nas eleições do Conselho Tutelar

Serão sete locais de votação

No dia 6 de outubro, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA-SG), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, realizará a eleição para conselheiros tutelares de São Gonçalo. Serão eleitos 30 conselheiros, sendo 15 titulares e 15 suplentes, para o mandato 2020/2023. A votação será das 8h às 17h, em sete polos eleitorais do município. A relação com os 60 candidatos pode ser conferida no Diário Oficial através do link: http://www.pmsg.rj.gov.br/diario/2019_08_28.pdf.


O presidente do CMDCA-SG, Haroldo Granja, esteve recentemente no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) para buscar as urnas eletrônicas que foram disponibilizadas pelo órgão para serem utilizadas na eleição. Os voluntários que vão trabalhar no dia da eleição já estão participando da capacitação que está sendo realizada no auditório da Guarda Municipal, em Venda da Cruz. Este será o segundo ano de eleições unificadas, no qual todos os municípios do Brasil realizarão o processo com os mesmos procedimentos, ampliando a forma democrática e transparente da eleição. Faltando 10 dias para a escolha dos conselheiros tutelares, Haroldo fala sobre a importância do voto consciente.


- Depositem seus votos no candidato que você realmente confia, porque se trata de uma decisão que contribuirá com a sociedade durante quatro anos. O melhor candidato é aquele que se indigna diante da violência e vai buscar cessá-la por meios adequados e de forma conjunta com os outros conselheiros. Escolham quem possa fazer a diferença na vida de uma família de forma digna, respeitosa e legalista, para não dizer humanista - alerta Haroldo.

O Conselho Tutelar tem uma equipe interdisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. O órgão faz parte do sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes e atua na fiscalização, aperfeiçoamento e ampliação dos direitos dos jovens em risco e em situações de violência ou negligência. Os conselheiros acompanham essa parcela da população e decidem em conjunto sobre qual medida de proteção poderá ser aplicada para cada caso.


Para a secretária de Desenvolvimento Social, Luciana Alves, o trabalho do conselheiro tutelar é essencial na garantia de direitos de crianças e adolescentes.


- O conselheiro tutelar exerce uma função de grande responsabilidade. É preciso ser consciente no momento da votação porque será a partir daí que estaremos garantindo a efetividade das políticas públicas, e, assim, assegurando os direitos das nossas crianças e adolescentes - afirma Luciana.


Todos os que estiverem em dia com a Justiça Federal são aptos para votar. A eleição terá apoio do Tribunal Regional Eleitoral, que inclusive disponibilizou as urnas eletrônicas para as eleições. São Gonçalo conta com três unidades do conselho, que fazem parte do Sistema de Garantia dos Direitos à Criança e ao Adolescente, nos bairros Centro, Trindade e Raul Veiga.


LOCAIS DE VOTAÇÃO:

Escola Municipal Castelo Branco - Rua Carlos Gianelli, s/n, Boaçu

Centro Interescolar Ulysses Guimarães (CIUG) - Rua Dr. Gradim, s/n, Porto da Madama

Colégio Municipal Ernani Faria - Rua Oliveira Botelho, 785, Neves

Escola Municipal Estephânia de Carvalho - Dom João da Mata, s/n, Laranjal (Rodovia RJ-104 - KM 14)

Colégio Estadual Eliza Maria Dutra - Estrada do Sacramento, 475, Sacramento

Ciep 125 - Paulo Roberto Macedo do Amaral - Av Roberto Marinho, 125, Colubandê

Sest/Senat - RJ 106, KM 7, Tribobó


MV1.2.jpg
MALUGA_2.jpg

© 2020 POR APOLOGIA BRASIL

  • w-facebook
  • Instagram
  • White Twitter Icon