top of page

XP-Ipespe: Lula bate Bolsonaro, que tem governo reprovado por 64% dos brasileiros

Segundo pesquisa XP-Ipespe, petista varia entre 41% e 42% das intenções de voto, enquanto o atual presidente tem de 25% a 28%

Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

De Fórum - Pesquisa da XP-Ipespe divulgada nesta quarta-feira (3) indica que o ex-presidente Lula (PT) ganharia em todos os cenários em um eventual segundo turno nas eleições de 2022. Ele varia entre 41% e 42% das intenções de voto.


Jair Bolsonaro (Sem Partido), por sua vez, tem de 25% a 28% nos cenários pesquisados e perderia para todos os candidatos indicados pelo Ipespe em um eventual segundo turno.


Em um cenário espontâneo, ou seja, sem mostrar opções, Lula tem 31% dos votos, Bolsonaro 24% e Ciro Gomes (PDT) 3%. Sergio Moro, João Doria (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM), Eduardo Leite (PSDB) e Datena, somados, chegam a 4% das intenções de voto. 30% não sabem ou não responderam e 8% afirmam que votariam em branco ou nulo.



Já quando apresentadas as opções, em um primeiro panorama, Lula tem 42%, seguido do atual presidente, com 28%, e Ciro, com 11%. Os outros três candidatos somados não chegam a 9%.


No segundo cenário, sem João Doria e incluindo Eduardo Leite (PSDB), Simone Tebet (MDB), Sergio Moro, Datena e Alessandro Vieira (Cidadania), Lula aparece com 41% e Bolsonaro com 25%. Ciro vem em seguida, com 9%, à frente de Moro, com 8%. Os demais não passam de 3%.


O Ipespe também simulou um possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro. O petista sai na frente, com 50% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 32%. Na mesma pesquisa feita em março de 2021, Lula tinha 40% das intenções de voto e Bolsonaro 41%.


Já em um cenário entre Lula e Sergio Moro, os percentuais são 52% contra 34%. Em um segundo turno entre Lula e Ciro, o petista também sai na frente, com 49% contra 29%.



Nos outros dois cenários, contra Doria e Leite, Lula também ganharia, com 51% contra 23%, e 50% contra 22% respectivamente.


Também foram questionados eventuais segundos turnos somente com Bolsonaro. Nesses casos, ele perderia a disputa para todos. Contra Ciro Gomes, o pedetista tem 44% das intenções de voto, enquanto o atual presidente apenas 34%. Já João Doria aparece com 40%, contra 35% de Bolsonaro, e Eduardo Leite com 37%, contra 34%.



Desaprovação do governo Bolsonaro

A avaliação negativa do governo de Jair Bolsonaro (Sem Partido) atingiu o segundo maior percentual desde 2019. 54% dos entrevistados afirmam que a gestão é “ruim ou péssima”, 24% que é “ótima ou boa” e 20% “regular”.


A desaprovação do governo manteve o mesmo percentual do mês anterior, 64%, assim como a aprovação, que permaneceu em 30%. Com o valor dos combustíveis nas alturas e uma inflação galopante, 67% dos entrevistados afirmam que a economia está no caminho errado, uma alta de 3% em relação ao mês anterior.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page