top of page

É hoje! Debate na OAB pode definir eleição em São Gonçalo

O evento terá transmissão ao vivo nos canais do YouTube e redes sociais das instituições organizadoras. Nanci e Dejorge reeditam 2016 e ficam de fora


Por Cláudio Figueiras

Hora da verdade/Divulgação
Hora da verdade/Divulgação

No início da noite desta quinta (5), às 19 horas, os candidatos à Prefeitura de São Gonçalo estarão frente a frente no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SG), no bairro Zé Garoto, para o único confronto direto de ideias antes do primeiro turno das eleições 2020 na cidade, que será realizado em 15 de novembro.


Dos nove candidatos registrados, sete confirmaram presença no debate por suas assessorias em reunião presencial ocorrida na OAB em 27 de outubro, quando foram apresentadas, debatidas e aceitas as regras do encontro de hoje à noite. São eles: Capitão Nelson (Avante), Dayse Oliveira (PSTU), Dimas Gadelha (PT), Isaac Ricalde (PCdoB), Ricardo Pericar (PSL), Roberto Sales (PSD) e Rodrigo Piraciaba (PSB).


O prefeito e candidato à reeleição, José Luiz Nanci (Cidadania), e Dejorge Patrício (Republicanos), não aceitaram o convite, repetindo o gesto das eleições de 2016, quando não participaram de nenhum debate no primeiro turno. Os dois acabaram disputando o segundo turno naquela ocasião, com vitória de Nanci.


A reunião de definição das regras e do formato do debate realizada em 27/10 gerou um documento que foi homologado pelas representações partidárias e enviado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que liberou a realização do evento.


O tradicional debate, organizado pela OAB-SG e pelo Sindicato dos Servidores Públicos Efetivos de São Gonçalo (Sindspef-SG), será presencial entre os candidatos, mas fechado ao público, respeitando protocolos sanitários e exigências de isolamento social devido à pandemia.


Assim como em 2016, o evento terá transmissão ao vivo. Dessa vez pelos canais do YouTube e redes sociais das duas instituições, e retransmitido pelas rádios Aliança e Web Rádio Censura Livre.


O evento terá formato de cinco blocos:


1. Apresentação dos candidatos com tempo máximo de um minuto;


2. Um candidato previamente sorteado escolhe um candidato para fazer pergunta de tema livre. Esse escolhe outro e assim sucessivamente. Os candidatos só poderão perguntar e responder apenas uma vez, é vedada a repetição;


3. Perguntas e respostas entre os candidatos deverão ser feitas sobre tema sorteado ao vivo e o candidato escolhe a quem vai perguntar.


4. Será sorteado ao vivo quem irá perguntar e quem irá responder, como também o tema a ser desenvolvido.


5. Por fim, os candidatos terão três minutos para fazerem suas considerações finais.


Para dirimir conflitos, foi criada uma comissão avaliadora com poder de conceder ou não pedidos de direito de resposta dos candidatos em casos de ofensas, calúnias ou atos que transgridam as regras do debate, que tem previsão de duração de 1h40min.


- Esse debate será fundamental para definição dos votos dos gonçalenses que não estão podendo ter acesso pleno à campanha, cheia de restrições por causa da pandemia do coronavírus. O debate organizado pela OAB e Sindspef, que já é tradicional na cidade, será o único do primeiro turno. Isso tem gerado ansiedade e expectativa enormes na sociedade, que embora se utilizem das ferramentas digitais para obter informações, se ressente da falta de contato direto de ideias entre os candidatos, as tretas e polêmicas entre eles, que formam a concepção de quem é quem em todas as circunstâncias políticas - disse Rodrigo Melo, analista político do Jornal Daki.


Serviço

Debate São Gonçalo Eleições 2020

Local: OAB-SG

Data: Quinta, 5 de novembro

Horário: 19 horas

Transmissão: Youtube OAB-SG e SINDSPEF-SG


Matéria atualizada às 15h24 com a confirmação do candidato Rodrigo Piraciaba no debate de hoje (5/11) na OAB-SG.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page