top of page

Praia das Pedrinhas recebe 'Presente de Iemanjá'

Celebração religiosa segue por todo o domingo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Praia das Pedrinhas, em Boa Vista, recebe o já tradicional Presente de Iemanjá neste domingo. A 16ª edição do evento reuniu cerca de 200 pessoas pela manhã para a celebração à Rainha do Mar. A programação começou com o Xirê para a divindade, que foi seguida de procissão até o mar e será finalizada, só no início da noite, com rodas de samba e shows de Alê Villar e Fred Tavares.

Comemorado no dia 2 de fevereiro, o Dia de Iemanjá recebe a manifestação de fé sempre no primeiro domingo após o dia 2 em São Gonçalo. “Aqui, a gente pode ser quem somos, sem preconceito, livre, sem amarras, sem ninguém julgando. Aqui a gente está entre os nossos, em área livre, sem preconceitos”, disse Maria da Penha, que está iniciando no candomblé.

A realização do evento foi do Ilê Iya Omidaye Ase Obalayo e teve apoio da Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo. O Presente de Iemanjá tornou-se uma das mais tradicionais manifestações de fé do município e é Patrimônio Público Cultural de Natureza Imaterial e Religiosa em São Gonçalo.

“Esse evento mostra a cultura e desmistifica essa demonização que as pessoas acham das religiões de matrizes africanas. Isso aqui é uma apresentação cultural e religiosa e é importante para o nosso município que isso aconteça mais vezes”, disse Jaci Bispo, mais conhecido como Júnior Peixão.

Trânsito – A Secretaria Municipal de Transportes implantou esquema especial de trânsito para a realização do Presente de Iemanjá, que segue até esta segunda-feira (5) para a desmontagem da estrutura utilizada durante o evento. O tráfego de veículos continuará interditado da Orla da Praia das Pedrinhas à Rua Sérgio Martins de Carvalho, no trecho compreendido entre a Rua Ribeiro e a Rua Ponta Grossa.

O trajeto será mantido em sentido único de circulação nas ruas Magalhães Bastos, Rua Nova Jersey e a Rua Ponta Grossa, no trecho compreendido entre as ruas Nova Jersey e Magalhães Bastos. Está proibido o estacionamento de veículos na Rua Ponta Grossa. Os veículos que estiverem estacionados irregularmente estarão sujeitos à remoção conforme é previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.