Prefeitura de Maricá emite nota de repúdio após ataques a Centro Espírita
Na noite do último sábado (13/07), a Prefeitura de Maricá emitiu uma nota de repúdio condenando veementemente os atos de intolerância religiosa que resultaram na destruição do Centro Espírita de Axé das Almas de Mãe Flávia de Oxum, uma Casa de Umbanda situada em Itaipuaçu.
De acordo com o comunicado da Prefeitura, tudo indica que o incidente seja um caso de intolerância religiosa, especialmente pela forma como os materiais foram encontrados no local de culto.
Durante a madrugada de sexta para sábado, o interior do centro foi incendiado e diversos utensílios e imagens foram danificados. A Secretaria de Assuntos Religiosos de Maricá já está acompanhando as investigações e oferecendo suporte aos responsáveis e frequentadores do espaço.
O caso de intolerância gerou repercussão nacional. O Deputado Federal Quaquá comentou que é preciso identificar e punir severamente quem violou o terreiro em Itaipuaçu. “Todos temos, pela Constituição e pelos princípios democráticos, que respeitar a religiosidade dos outros. Seja evangélico, católico, judeu, muçulmano, umbandista, do candomblé ou de qualquer outra religião: RESPEITO! É O QUE SE EXIGE!” Publicou em suas redes.
Quem também se manifestou foi a vereadora de Niterói, Benny Briolly. “Ontem, um terreiro de umbanda em Maricá, foi invadido e depredado. É inaceitável que o racismo religioso atinja o nosso povo de axé!” Publicou a parlamentar.
*Com informações Maricáinfo
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.