top of page

Programação de Carnaval dos blocos de ruas e desfiles oficiais em Niterói


“Dicas Culturais” das mais variadas formas de arte pela região de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Maricá...


Programação de Carnaval dos blocos de ruas e Desfiles Oficiais, em Niterói.


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O carnaval nos bairros acontecerá em 18 localidades, em todas as regiões da cidade, de 17 a 21 de fevereiro. E o Desfile Oficial das Escolas de Samba de Niterói ocorrerá nos dias 24 e 25 de fevereiro, no Caminho Niemeyer, a partir das 19h, com entrada franca. Serão 23 agremiações, divididas em três grupos.


“O Carnaval é uma festa do povo, que ajuda a estimular a economia da cidade e o turismo. Os polos gastronômicos, a rede hoteleira, o setor de comércio e serviços, todos são impulsionados. Niterói tem essa tradição de um carnaval ‘raiz’, uma opção para as famílias, e estamos organizando uma festa com estrutura para os foliões se divertirem”, explica Paulo Novaes, presidente da Niterói – Empresa de Lazer e Turismo (Neltur).


Desfile Oficial das Escolas de Samba de Niterói

Caminho Niemeyer – Centro de Niterói


GRUPO A – 24/02

. 19h – Cacique da São José; 19h45 – Unidos da Região Oceânica; 20h30 – Souza Soares; 21h15 – Magnólia Brasil; 22h – Experimenta da Ilha; 22h45 – Folia do Viradouro; 23h30 – Alegria da Zona Norte; 0h15 – Sabiá; 1h – Mocidade Independente de Icaraí.


GRUPO C – 25/02

. 19h – Galo de Ouro; 19h35 – Império de Charitas; 20h10 – Amigos da Ciclovia; 20h45 – União da Engenhoca; 21h20 – Mistura de Raça.


GRUPO B – 25/02

. 22h10 – Garra de Ouro; 22h50 – Banda Bastião; 23h30 – Império de Arariboia 0h10 – Paraíso do Bonfim; 0h50 – Combinado do Amor; 1h30 – Unidos do Sacramento; 2h10 – Tá Rindo Por Que?; 2h50 – Balanço do Fonseca 3h30 – Bem Amado.


“Bailinho do Paschoal” leva a folia do Carnaval para a criançada no CCPCM.


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quem disse que não tem bloco de Carnaval para a criançada? Com uma programação especial, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno apresenta a segunda edição do “Bailinho do Paschoal”, no domingo, 19 de fevereiro, às 9h, toda a família vai aproveitar a folia e curtir muitas músicas e brincadeiras.


Com uma programação que promete não deixar ninguém parado, o “Bailinho do Paschoal” vai recriar as antigas matinês para os pequenos. A primeira atração do dia, abre alas para a diversão com as antigas charangas que costumavam animar os bailes de Carnaval com instrumentos de sopro. Comandada pelo mestre de bateria Badico Brasil, a apresentação conta com sax, caixa, surdo e repique. O repertório é composto por marchinhas voltadas para o público infantil.


Em seguida, o Grupo Lekolé apresenta atividades divertidas, interativas e lúdicas com muita espuma e confetes. Fundado pelos niteroienses Letícia Poppe (atriz e bailarina) e Kuko Moura (músico, pianista, arranjador, compositor e diretor musical), o Lekolé é um grupo especializado em teatro infantil. Com apresentações recentes no Morro da Urca, no AquaRio e no Reserva Cultural de Niterói, o grupo sempre contou com uma excelente aceitação do público.


Serviço: Evento: Bailinho do Paschoal. Data: Domingo, 19 de fevereiro de 2023. Horário: 9h. Evento gratuito. Classificação livre. Local: Varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. End.: Rua Lopes Trovão, s/n, Campo de São Bento - Icaraí, Niterói, RJ.


Novas perspectivas sobre a imaginação em “Transvendo o mundo”, em Niterói.


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A imaginação é o destaque da nova exposição do Museu Janete Costa de Arte Popular. “Transvendo o mundo”, do curador Jorge Mendes, abraça três artistas que venceram barreiras e preconceitos por meio de sua arte e da imaginação.

"O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. É preciso transver o mundo"

O verso de Manoel de Barros, inspiração para o nome da nova expo, define bem a visão de Marcelo da Conceição, Josemias Moreira Filho e Rafael Matos, artistas que terão suas obras expostas no museu. Utilizando técnicas e materiais diferentes, esses artistas caminham paralelamente e estão interligados na luta pela visibilidade e reconhecimento artístico.

O alto nível plástico dos trabalhos apresentados nessa exposição por esses três grandes artistas, nos faz refletir sobre a empatia, bem como sobre a importância da acessibilidade e inclusão cultural.

Serviço: Evento: “Transvendo o mundo”. Período: Até 26 de março de 2023. Horário: de terça a domingo, das 10h às 17h. Entrada franca. Classificação indicativa: livre. Local: Museu Janete Costa de Arte Popular Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178 - Boa Viagem, Niterói, RJ.


“Promíscua - O Musical” leva a história de um famoso cabaré para a Sala Nelson Pereira dos Santos, em Niterói.


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Toda a magia de um cabaré no palco de um teatro. Assim é a peça “Promíscua - O Musical” que chega na Sala Nelson Pereira dos Santos, apresentando um mundo carregado de vermelho, sensualidade e música, no domingo, 26 de fevereiro, para o público de Niterói e cidades vizinhas.

Conhecido por ter os mais belos e talentosos artistas, o “Promíscua” é conhecido por abrigar os sonhos mais ousados e loucos. Civis poderosos costumam procurar o cabaré para aliviar suas rotinas conturbadas, gozando do entretenimento atroz oferecido pela casa.

Serviço: Evento: show “Promíscua - O Musical”. Data: Domingo, 26 de fevereiro de 2023. Horário: 19h30. Ingressos: R$27,50 (inteira) | R$13,75 (meia) Adquira os ingressos no Sympla. Classificação Indicativa: 16 anos. Local: Sala Nelson Pereira dos Santos. Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói. RJ.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


Rofa Rogerio Araujo é jornalista, escritor (cronista, contista e poeta), professor, palestrante, filósofo e teólogo.




POLÍTICA