top of page

Regina Duarte é obrigada a se retratar após burrice histórica e má-fé contra Leila Diniz

Atriz bolsonarista usou imagem da colega como se ela estivesse em uma manifestação pela intervenção militar; foi processada e condenada



Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram


Regina Duarte, a ex-atriz da Globo e ex-secretária de Cultura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi obrigada a ir às redes nesta segunda-feira (15), e se retratar, após usar de má-fé, além de cometer uma burrice histórica contra a colega Leila Diniz.



“Preciso partilhar com vocês a condenação que sofri em 07 de março de 2024, pelo Juizado de Pequenas Causas do Foro do Rio de Janeiro. Retrato-me aqui agora, em consequência de uma publicação que fiz no Instagram”, afirmou.



“O vídeo incluía a emblemática foto em que aparece minha amiga Leila Diniz, uma das mais queridas atrizes deste país, que nos deixou aos 27 anos em 14 de junho de 1972. Eu era sua fã e amiga!”, disse ainda.



“Ao publicar, em 23 de dezembro de 2022, a matéria/vídeo, que incluía, entre outras, uma foto de domínio público já amplamente divulgada em jornais, livros e internet, eu pensava estar ressaltando o valor e a força da mulher, através daquele grupo de atrizes que eu amava, respeitava e eram para mim um exemplo: lutavam por seus direitos democráticos e liberdade de expressão”, dissimulou.


Sempre obrigada por uma sentença judicial, ela prossegue:


“O que fiz foi na maior boa-fé. Jamais imaginei que alguém pudesse interpretar meu post de forma diferente ou sentir-se prejudicado”, declarou. “Apaguei o vídeo em 10 de março de 2024 e, hoje, aqui e agora, penitencio-me por ter usado uma imagem captada em 1968 referindo-se, no vídeo, a um movimento das brasileiras em 1964”.


No final, ela divulga a sentença: “Segue, então, de forma integral, a sentença dada por juiz leigo e homologada pela juíza Keyla Blank, do 6º Juizado Especial Cível-RJ”, encerrou.


Relembre o caso


Regina Duarte foi condenada a indenizar a diretora Janaína Diniz, herdeira da atriz Leila Diniz. Ela tem até o dia 13 de junho para pagar R$ 74 mil por ter cometido, no mínimo, uma burrice histórica. No máximo um erro de muita má fé.


Duarte simplesmente usou a foto histórica de 1968 em que aparecem as atrizes Leila Diniz, Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilma, Odete Lara e Norma Bengell protestando contra a ditadura militar e inverteu o sentido. Sim, ela colocou as colegas na imagem como se estivessem em uma manifestação de apoio o golpe militar de 1964.


Leila Diniz foi uma das mulheres mais modernas do seu tempo, que desafiou costumes e sempre teve uma postura progressista. Jamais apoiou e nem apoiaria a ditadura. O mesmo ocorre com as outras atrizes da foto – espera-se que suas famílias façam o mesmo.


Janaína Diniz nasceu em 1971 e perdeu a mãe aos 7 meses de vida para um acidente aéreo, ocorrido em 1972.


*Com informações Revista Fórum


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA