top of page

Rodrigo Santos lança 'Máquinas Escrotas' nesta terça (6), no Bafo da Prainha

Livro é uma releitura atual do clássico do gótico brasileiro “Noite na Taverna”, de Álvares de Azevedo

Rodrigo Santos/Foto: Divulgação
Rodrigo Santos/Foto: Divulgação

No dia 6 de fevereiro, terça-feira, o escritor e roteirista Rodrigo Santos lança seu mais novo livro, chamado de “Máquinas Escrotas”, e para isso escolheu o Bafo da Prainha, no coração da Pequena África carioca.


“Máquinas Escrotas”, publicado pela Editora Patuá, é uma releitura atual do clássico do gótico brasileiro “Noite na Taverna”, de Álvares de Azevedo. Quatro amigos se reencontram na mesa de um bar após vinte anos e contam suas histórias desgraçadas de amor. O nome do livro, inclusive, vem da fala de um dos personagens, que diz “somos apenas máquinas escrotas de comer, cagar e trepar”, evidenciando seu desprezo e desesperança com os seres humanos.


“Noite na Taverna foi um livro que me impactou ainda muito cedo, nos bancos de escola” — diz Rodrigo Santos — “acredito, inclusive, que Álvares de Azevedo seria nosso Shakespeare, pela excelência na prosa e na poesia, se não tivesse morrido tão cedo, ainda com vinte anos. Este livro é minha homenagem e minha atualização para uma literatura que busca não a redenção, mas o desconforto”, conclui.


Com obras reconhecidas pelo público e pela crítica como “Macumba”, “Fogo nas Encruzilhadas” e “Carcará”, o gonçalense Rodrigo Santos agora mexe no vespeiro. Em tempos de literatura de redenção, pertencimento e conforto, “Máquinas Escrotas” vai na contramão da hodiernidade, trazendo personagens pequenos e perversos, que acreditam ainda assim estarem agindo por amor.


Assim como na obra original, “Máquinas Escrotas” trabalha com temas densos e obscuros da natureza humana.


“A realidade é muito mais escrota do que a ficção. Quem prefere não ver e não ler sobre pessoas escrotas e acha que o mundo é cor de rosa, depois se espanta quando aparece um Bolsonaro e seus bozoafetivos da vida”, complementa rindo o autor.



SERVIÇO

O lançamento será no dia 6 de fevereiro, no Bafo da Prainha, 19 horas. O Bafo da Prainha fica no Largo de São Francisco da Prainha, próximo à Praça Mauá.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA