top of page

São Gonçalo de afetos baixou ontem no Arte Galeria

Por Helcio Albano

Encontro de monstros da Cultura de São Gonçalo: Paulinho Freitas e Rodrigo Santos /Foto: Helcio Albano
Encontro de monstros da Cultura de São Gonçalo: Paulinho Freitas e Rodrigo Santos /Foto: Helcio Albano

Ontem (11) baixou junto com Seu Zé, no aconchegante Arte Galeria Box 212, do imprescindível Adelino Góes, a São Gonçalo de afetos. A São Gonçalo que não me deixa sair daki de jeito nenhum: talentosa, valente, ousada, generosa, acolhedora.


O lançamento do livro do escritor e compositor Paulinho Freitas no espaço cultural foi uma noite mágica de encontros num ato de amor. De amor à arte, à cultura. Aos nossos. E também um ato de fé e esperança na vida. Tudo transmitido ao vivo pela TV Daki no YouTube (Assista abaixo).



Antes do auge do evento - o da dedicatória no livro e do abraço fraterno no autor praquela foto caprichada pro resto de nossas vidas - Paulinho, seu filho Lucas e Jorginho Cardoso, com o auxílio luxuoso de sua mãe, nossa diva Luciene Alves, nos presentearam com a apresentação das canções contidas na obra que deixou todos emocionados e de alma leve e lavada.


As composições, que versam sobre os orixás de cada dia da semana, foram reunidas em forma de opereta batizada de Ópera Umbanda Catimbó que, de tão poderosa e promissora, oxalá logo ganhará a estrada, numa turnê começando pelo circuito Lapa-Pedra do Sal-Madureira. É São Gonçaloooô!


É nessa São Gonçalo que acredito: negra, cabocla, potente, diversa. Se abrir a porta só um tantinho, já era. Mas se não abrir, tem nada não, a gente mete o pé e arromba. Os espaços de alegria e felicidade são nossos também. Que história é essa!?


Um salve a todos que estiveram lá ontem. Nós sabemos bem quem são os nossos.


Caranguejo sobe em árvore, mané!


Laroyê!


Plus

"São Gonçalo de afetos" é o nome da coluna que Paulinho escreve todas as quartas no Jornal Daki.

Siga @helcioalbano


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.


POLÍTICA