top of page

São Gonçalo mantém intervalo de 12 semanas entre doses da AstraZeneca

Secretaria Estadual de Saúde (SES) havia sugerido diminuir intervalo para 8 semanas

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo (SEMSA) prossegue, nesta quinta-feira (15), a vacinação contra a covid-19, exclusivamente para a aplicação da segunda dose da Astrazeneca. Dez locais de vacinação estão disponíveis, das 8h às 17h.


As Clínicas Gonçalense do Mutondo e Dr. Zerbini, no Mutondo, imunizam as pessoas até 21h. A vacinação com a primeira dose está suspensa até que a secretaria receba novas doses de imunizantes para dar continuidade à vacinação da população com mais de 18 anos.



A secretaria informou que irá manter o intervalo de 12 semanas entre as duas doses da AstraZeneca, contrariando orientação do governo do estado, mas seguindo recomendação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que produz o imunizante. A Fiocruz esclarece que a resposta imunológica é maior quando respeitado o regime de 12 semanas.



A SES publicou a deliberação que reduz o intervalo de aplicação entre as doses de doze para oito semanas. Essa mudança foi acordada com representantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) para se antecipar à entrada de novas variantes do coronavírus no estado.


POLÍTICA