top of page

São Gonçalo promove palestras sobre valorização da paternidade

Programa de Saúde do Homem destaca importância do pai no pré-natal

Encontro ocorreu na USF do Barro Vermelho/Foto: Divulgação
Encontro ocorreu na USF do Barro Vermelho/Foto: Divulgação

No mês em que é comemorado o Dia dos Pais, o Programa Municipal de Saúde do Homem da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo faz palestras em unidades de saúde sobre a valorização da paternidade e a importância do acompanhamento do homem para a mulher durante todo o processo de gravidez.

A coordenadora Maria Neto conta que a intenção é mostrar a importância do homem desde o pré-natal até o nascimento do bebê – tanto para a mulher, quanto para a criança. Na próxima semana, as palestras vão acontecer nas clínicas gonçalenses do Barro Vermelho e Mutondo nos dias 17, às 14h; e 23 de agosto, às 9h; respectivamente.

Estamos fazendo palestras durante todo o mês de agosto nas unidades de saúde, principalmente onde as mães fazem pré-natal e onde tem o programa de aleitamento materno”, disse Maria Neto. As palestras também dão orientações às mães sobre os seus direitos, como ter um acompanhante, garantido pela lei federal 11.108, de 7 de abril de 2005. Mais conhecida como Lei do Acompanhante, ela determina que os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) são obrigados a permitir à gestante o direito à presença de acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto.




POLÍTICA