top of page

São Gonçalo realiza campanha de vacinação antirrábica neste sábado

Cães e gatos com mais de três meses de vida poderão se vacinar contra a raiva no dia 23/10 ou 06/11 em mais de 60 pontos de atendimento

Foto: Raylle Ketlly/PMFS
Foto: Raylle Ketlly/PMFS

Os cães e gatos com mais de três meses de vida poderão se vacinar contra a raiva no dia 23 de outubro ou no dia 6 de novembro. A Campanha de Vacinação Antirrábica 2021 será realizada em duas etapas, divididas pelas localidades dos bairros. O objetivo da campanha é vacinar 80% dos 150 mil cães e gatos da cidade (população estimada), um total de 120 mil animais. Além de unidades de saúde, a imunização vai acontecer em escolas, associações de moradores e outros pontos, das 8h às 17h.



Os gonçalenses podem levar os animais em qualquer local para a vacinação, independente do seu endereço. Na primeira etapa, no dia 23 de outubro, os locais de vacinação funcionarão atendendo a população dos bairros de Neves, Vila Lage, Pita, Santa Catarina, Barro Vermelho, Covanca, Engenho Pequeno, Paraíso, Gradim, Porto Novo, Porto da Pedra, Brasilândia, Mutuá, Boaçu, Porto do Rosa, Boa Vista, Galo Branco, Centro, Estrela do Norte, Rocha, Lindo Parque, Antonina, Salgueiro, Zumbi, Jardim Catarina e outros próximos.



Na segunda etapa, no dia 6 de novembro, os postos irão atender Alcântara, Mutondo, Colubandê, Trindade, Coelho, Laranjal, Rio do Ouro, Tribobó, Anaia, Jóquei, Arrastão, Vila Candoza, Santa Luzia, Sacramento, Guaxindiba, Marambaia, Monjolos, Vista Alegre, Jardim Bom Retiro, Pacheco e localidades próximas. As ações vão contar com cerca de mil funcionários, entre agentes de saúde, agentes de endemias e médicos veterinários da Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde Ambiental, ambas ligadas à Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, e voluntários.


O diretor da Vigilância Sanitária, Marcelo Sá, dá orientações para os tutores levarem os animais no dia da vacinação. “Em primeiro lugar, todos devem usar máscara devido à pandemia de covid-19. Em relação aos animais, os cães devem estar com coleira e guia e conduzidos por um adulto. Animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer risco de agressão ao proprietário e as outras pessoas. Gatos são, naturalmente, muito assustados e precisam ser transportados em caixa de transporte ou similar para evitar fugas ou acidentes”, explicou.




Animais doentes, com febre, diarreia ou outras enfermidades não devem ser vacinados, assim como as fêmeas gestantes ou amamentando filhotes. A raiva é uma doença mortal. É transmitida pela saliva de um animal infectado, através de mordida, arranhão ou lambedura.


Cães, gatos, morcegos e outros animais silvestres podem transmitir a doença. “É importante levar todos os cães e gatos para a vacinação nos dias específicos, já que a vacina não fica disponível nos postos o ano inteiro. Também vale lembrar que a vacinação é só para cães e gatos e não atende outros animais”, disse o diretor da Vigilância em Saúde Ambiental, Adauto dos Santos Galvão.



WhatsApp Image 2022-06-03 at 11.51.13.jpeg

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

telegram cor.png

TENDÊNCIAS
& DEBATES