top of page

Só 15% de brasileiros acima de 16 anos estudam, revela pesquisa

A principal motivação para não dar continuidade aos estudos é a necessidade de trabalhar para manter a família

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Pesquisa do Serviço Social da Indústria (Sesi) divulgada nesta sexta (26) revela que apenas 15% dos brasileiros com idade acima dos 16 anos afirmam estar estudando atualmente, enquanto outros 85% dizem não estar matriculados em qualquer instituição de ensino.


No Sul do país, 89% da população acima de 16 anos afirmam não estarem matriculados em nenhuma instituição de ensino. As demais regiões figuram na seguinte ordem: Sudeste (86%), Norte/Centro-Oeste (83%) e Nordeste (82%).


Entre homens e mulheres as parcelas nessa situação são de 84% e 86%, respectivamente.


O levantamento foi realizado pelo Instituto FSB Pesquisa, que entrevistou presencialmente mais de 2 mil brasileiros, com idades a partir de 16 anos em todas as 27 estados e o DF em dezembro de 2022.



Necessidade de apoiar família

De acordo com os entrevistados, a principal motivação para não dar continuidade aos estudos é a necessidade de trabalhar para manter a família, uma vez que 47% apresentaram a justificativa. Outros 12% dizem ter tomado a decisão por preferirem trabalhar para conquistar o próprio dinheiro ou autonomia.


A mesma pesquisa revela que apenas 38% dos brasileiros interromperam os estudos por terem alcançado a escolaridade que desejavam. Outros 57% dizem ter tomado a decisão por falta de condições para estudar.


Com informações de Metrópoles,


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso canal do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA