Saiba quem é Daniela Carneiro, nova ministra de Lula e deputada federal mais votada do Rio
Professora do ensino fundamental, evangélica e natural do interior do estado, Daniela é figura conhecida de Belford Roxo

Brasil de Fato - A mais nova ministra do Turismo do governo Lula, Daniela Carneiro, é uma das figuras políticas mais conhecidas da cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Indicada pelo União Brasil para comandar a pasta, a professora ficou conhecida como "Daniela do Waguinho" quando se elegeu pela primeira vez em 2018 para a Câmara Federal.
Ela e o marido, o prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro (União Brasil), se uniram à campanha presidencial de Lula no segundo turno. Um comício na cidade com a presença do então candidato selou o apoio político do casal mais influente da Baixada Fluminense à eleição do petista.
A reeleição de Daniela no último pleito ajuda a explica a força da nova ministra no Rio de Janeiro. Com mais de 213 mil votos, ela se tornou a deputada federal fluminense mais votada em 2022. O resultado nas urnas fez com que o apoio de Daniela e Waguinho fosse disputado pelas duas chapas presidenciáveis.
Natural de Italva, no interior do estado, Daniela é evangélica, formada em pedagogia e professora do ensino infantil. Ocupou a pasta de Assistência Social de Belford Roxo e foi secretária de Educação do Rio de Janeiro.
Como parlamentar, participou de comissão de Educação, Seguridade Social e Família, Defesa dos Direitos da Mulher. Aos 46 anos, agora ela está licenciada do mandato de deputada federal para assumir o cargo de Ministra de Estado do Turismo.
A cerimônia de apresentação da nova ministra do Turismo na manhã desta segunda (2) contou com a participação do prefeito Waguinho, o deputado federal Marcelo Freixo (PSD), o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) André Ceciliano (PT) e o presidente nacional do União Brasil, deputado Luciano Bivar.
Daniela defendeu o fortalecimento do setor, a promoção da acessibilidade para um turismo mais inclusivo. Disse ainda que "é preciso resolver com urgência o problema do valor exorbitante das passagens aéreas, o que dificulta o incentivo ao turismo".
"Fortalecer o turismo significa gerar mais renda, mais emprego e combater à fome. Fomentar o turismo regional é levar mais desenvolvimento para todos que ali vivem, mais qualidade de vida e mais dignidade para a nossa população", afirmou a nova ministra nesta segunda (2).
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
