top of page

Senado aprova transferência de servidor por deslocamento de cônjuge

O texto, aprovado após tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado, vai à sanção presidencial

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (24/6), um projeto de lei que garante a empregados públicos o direito a transferência de cidade para acompanhar o cônjuge servidor que tenha sido deslocado no interesse da administração pública. O texto vai à sanção presidencial.

A medida contempla os casos de transferência servidor público, militar ou empregado público, de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e que tenha sido deslocado no interesse da administração pública.


A transferência do servidor ocorrerá a pedido, não estando sujeita à conveniência do empregador. O texto, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), entretanto, estabelece que as despesas decorrentes dessa transferência não recairão sobre o empregador.


A transferência deverá atender a critérios, entre eles o de que estará condicionada à existência de filial ou de representação na localidade para onde se requerer a transferência. Além disso, é exigida que a transferência seja feita de forma horizontal, dentro do mesmo quadro de pessoal.


A matéria foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), do Senado Federal, aprovou na última quarta-feira (11/6) e seguiu, então, ao Plenário da Casa. A tramitação começou na Câmara dos Deputados e o projeto é de autoria da deputada Lídice da Mata (PSB-BA).

*Com informações Metrópoles

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Comments


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page