TCE aponta falhas na Educação de São Gonçalo e enquadra Prefeitura
Município possui alto índice de evasão escolar na rede de ensino
Por Cláudio Figueiras

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) identificou fragilidades na rede municipal de educação de São Gonçalo. A informação foi divulgada pelo órgão de fiscalização nesta quarta (25.mai.23).
Auditoria governamental realizada entre julho e outubro de 2022 evidenciou um cenário de falhas nos procedimentos de controle de frequência e de busca ativa escolar, bem como nas estratégias voltadas a preservar o vínculo estudante-escola.
A auditoria embasou acórdão proferido na sessão plenária virtual ocorrida entre 17 e 20 de abril. Foram elencadas determinações e recomendações aos gestores públicos do município a fim de sanar os problemas detectados, dentre eles a inexistência de padronização de normas e informatização da frequência escolar, de detecção de tendências de abandono e evasão e a fragilidades na identificação de estudantes em situação de vulnerabilidade.
Além de São Gonçalo, Macaé, Nova Iguaçu e Volta Redonda encontram-se na mesma situação irregular.
Todos os municípios foram escolhidos para a realização de auditoria em razão das significativas taxas de abandono e evasão escolar dos alunos do Ensino Fundamental, além da não utilização de alguma plataforma dedicada à busca ativa escolar.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso canal do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
