top of page

Tomar o nome de Deus em vão - por Pastor Alair Lima


Reprodução Internet
Reprodução Internet

“Não tomarás em vão o nome do teu Deus” é um dos mandamentos que Deus deu ao teu servo Moisés, e está na galeria dos 10 Mandamentos.


Você pode não perceber, mas é impressionante a quantidade de pessoas que usam o nome de Deus em vão.


Acredito que algumas pessoas em sua simplicidade não tenham nem a noção que na verdade estão numa quebra de um mandamento, mandamento este dado pelo próprio Deus. Importante lembrarmos aqui que os nomes de Deus definiam toda a essência do Deus revelado e do caráter d’Ele. Vamos lembrar de alguns: YHWH-Shalom — "YHWH, a nossa paz" (Juízes 6:24), YHWH-Tzidkenu — "YHWH, nossa Justiça" (Jeremias 23:6). YHWH-Shammah — "YHWH está presente" (Ezequiel 48:35).


Ainda criança eu aprendi com minha mãe, uma mulher de grande fé e muito temente a Deus, que não deveria tomar o nome de Deus em vão. Minha mãe levava isso muito a sério a ponto de corrigir os filhos da seguinte maneira: quando algum filho desatentamente falava “ai meu Deus!” , ela logo corrigia assim: “vocês não devem usar o nome de Deus em vão”.Mas não ficava somente neste lapso de atitude. Precisamos refletir algo mais profundo: Tomar o nome de Deus é algo muito sério e merece uma profunda reflexão.



Um líder evangélico que usa o nome de Deus para tirar benefícios próprios, prometer o que Deus não promete ou tentar assumir o lugar d’Ele, na verdade está tomando o nome de Deus em vão; alguns que usam o nome de Deus só para legitimar as suas atitudes está tomando o nome d’Ele em vão também; aquele que prega uma coisa e vive outra está tomando o nome de Deus em vão.


O tema tratado é tão pertinente que o Profeta Isaías, a cerca de 700 anos antes de Cristo, já pregava que Deus declarava que pregar uma coisa e viver algo diferente era oferta inútil. O poeta popular em melodia questionava: “o que adianta ir a igreja rezar e fazer tudo errado?”


Sendo Deus Santo Como é, tomar o nome d’Ele em vão é distorcer a natureza do próprio Deus. Ele não permite que o seu nome, que representa toda a essência de seu caráter em santidade, seja usado de qualquer maneira.


Fiquem na paz!

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Alair Lima é Pastor Presidente da Primeira Igreja Batista de Jardim Alcântara desde janeiro de 2011.





POLÍTICA