top of page
Foto do escritorJornal Daki

Trump, que quer anexar Canadá, deseja 'feliz Natal' aos 'lunáticos de esquerda'

Presidente eleito também quer "comprar" Groelândia e retomar canal do Panamá

Bravata?/Foto: Reprodução

Donald Trump, recém-eleito presidente eleito dos EUA, publicou uma série de ataques em sua rede social, Truth Social, na quarta-feira (25), incluindo uma declaração polêmica ao desejar “feliz Natal para os lunáticos radicais de esquerda”.


O bilionário usou a data para reiterar sua visão de perseguição política. Além disso, abordou questões como a compra da Groenlândia e criticou as taxas pagas pelos navios americanos no Canal do Panamá, ameaçando retomar o controle da rota.


Canadá e Groenlândia

Trump chamou o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, de “governador” e afirmou que transformar o Canadá em um estado americano reduziria impostos em 60%, dobraria o tamanho dos negócios locais e garantiria proteção militar sem precedentes.


Sobre a Groenlândia, Trump reafirmou seu antigo desejo de compra da maior ilha do mundo, que pertence à Dinamarca. Ele declarou que a ilha é “necessária para a segurança nacional dos EUA” e afirmou que os habitantes da Groenlândia “querem a presença americana”.

Canal do Panamá

O chefe de Estado americano também direcionou críticas ao Canal do Panamá, acusando o país de cobrar taxas excessivas e insinuando uma possível influência chinesa na gestão da hidrovia. “Os Estados Unidos investiram bilhões no canal, e não temos nada a dizer sobre ele”, afirmou o republicano.

O Canal do Panamá, inaugurado em 1914, é uma rota essencial para o comércio global, conectando os oceanos Atlântico e Pacífico.


Apesar das acusações de Trump, a China não controla o canal, mas empresas com sede em Hong Kong administram portos estratégicos nas entradas do canal, no Caribe e no Pacífico.


Via DCM.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES