Vanessa Gerbeli na peça “Sombras no final da escadaria” em Niterói

“Dicas Culturais” das mais variadas formas de arte pela região de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Maricá...
Vanessa Gerbeli na peça “Sombras no final da escadaria”, de 13 a 15 de janeiro, na Sala Nelson Pereira os Santos, em Niterói.

“Sombra, comédia, humor ácido e crítica social. Um texto inédito de Luiz Carlos Góes, apresenta uma síntese da obra do autor no palco da Sala Nelson Pereira dos Santos. De 13 a 15 de janeiro, de sexta-feira a domingo, o público vai rir e se emocionar com o monólogo.
“Sombras no final da Escadaria” é último trabalho do escritor e dramaturgo Luiz Carlos Góes (1944 - 2014). A trama acompanha uma atriz, interpretada por Vanessa Gerbeli, que quer realizar um projeto de forma independente. Sem financiamento e num país que não privilegia cultura, a personagem principal enfrenta os desafios de coordenar uma equipe independente ao mesmo tempo em que lida com o fracasso incontestável da estreia. Como prosseguir após um fracasso? A personagem, chula, vulgar, patética e violentada, como Brasil, guarda um segredo que é, pouco a pouco, desvendado no palco. Que sombras são essas no final da escadaria?
A peça, dirigida por Amir Haddad, ainda trabalha a aniquilação do feminino, abordando temas como o preconceito na sociedade e abusos, principalmente, o sexual. Serviço: “Sombras no final da Escadaria”. Data: De sexta-feira a domingo, dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2023. Horário: 20h. Evento gratuito. Classificação Indicativa: 18 anos. Local: Sala Nelson Pereira dos Santos. Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói
Peça infantil “Alice no país das maravilhas”, no Teatro Municipal de São Gonçalo.
As atrações teatrais em São Gonçalo voltam com tudo no ano de 2023.
Na segunda quinzena de janeiro, no domingo (15/1), às 19h30, o Teatro recebe “Alice no País das Maravilhas”. O espetáculo conta a história da garotinha Alice, que visita um lugar mágico pela primeira vez e, ao ficar adolescente, segue um coelho branco e acaba caindo em um buraco, indo parar no País das Maravilhas. No local, ela reencontra personagens que estavam guardados em sua memória através dos sonhos.
Os ingressos do espetáculo custam R$ 65,50 (inteira) e R$ 32,50 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na plataforma Sympla, através do https://www.sympla.com.br/evento/alice-no-pais-das-maravilhas-teatro-municipal-de-sao-goncalo/1807346 .
Serviço: O Teatro Municipal de São Gonçalo fica na Rua Dr. Feliciano Sodré, 100, no Centro.
“Movimento no CEU” Maricá

A Secretaria e Cultura de Maricá iniciou no último sábado (7/1), o projeto “Movimento do CEU”, com programação com apresentações artísticas nos finais de semana de janeiro, no CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados, no bairro Mumbuca.
Segundo o secretário de Cultura, Sady Bianchin: “Os equipamentos da cultura são fundamentais na formação dos artistas e das plateias. Podemos destacar que o teatro permite que as crianças, os adolescentes e os adultos desenvolvam a expressividade corporal e se expressem da forma que elas são por meio desta deslumbrante arte.”
A programação dos próximos fins de semana:
- Sexta-feira (13/1), das 14 às 15h30:
. Grupo artístico Din Down e o Instituto Gingas (Capoeira de pessoas com deficiência e suas mães – mães-girô);
- Sábado (14/1) e domingo (15/1), às 19h:
. Projeto Oficinas de Teatro do CEU apresenta o espetáculo “A Igreja do Diabo” (classificação 14 anos);
- Sexta-feira (27/1), às 18h:
. Núcleo de Cultura + Colorida da Secretaria de Cultura de Maricá apresenta o espetáculo “CORES” (classificação 16 anos).
- Sábado (28/1), às 18h e 19h30h:
. Núcleo de Dança para atores apresenta o espetáculo “Nossos Espaços Vazios” (classificação 16 anos).
Serviço: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). Endereço: Rodovia Amaral Peixoto Km 27, Bairro: Mumbuca, Maricá, RJ.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Rofa Rogerio Araujo é jornalista, escritor (cronista, contista e poeta), professor, palestrante, filósofo e teólogo.
