Verão vai terminar com calor recorde e alto risco de temporais no Rio
O fator mais preocupante é a frente fria a partir de quarta-feira
A onda de calor que deixou as praias do Rio lotadas no último final de semana deve terminar só na próxima quinta-feira, quando uma frente fria vai começar a provocar chuvas a partir da Região Sul. A umidade e o ar quente no Sudeste também devem favorecer temporais isolados, com alagamentos e inundações, segundo a empresa de monitoramento do clima MetSul. Mas o fator mais preocupante é a frente fria a partir de quarta-feira. Esses fenômenos fazem a semana ser de alto risco meteorológico.
A sensação térmica no Rio chegou ontem a 62,3°C em Guaratiba, segundo o Centro de Operações Rio (COR). Foi o maior patamar desde 2014, quando começaram as medições. Em São Paulo, a máxima de 34,7°C foi a maior para março desde 1943.
Os especialistas recomendam a população evite a exposição prolongada ao sol, use protetor solar e hidrate-se. A dermatologista da secretaria de estado de Saúde, Maria Eugênia Noviski, alerta, que o protetor solar deve ser aplicado antes de sair de casa e repassado a cada duas horas. Também não se deve usar perfumes.
Para amenizar o calorão e evitar praias lotadas e areias quentes, cariocas e moradores da Região Metropolitana recorreram a rios e cachoeiras. Além de quem optou pelas quedas d'águas urbanas, como as da Floresta da Tijuca, do Horto e da Gávea, teve quem preferiu fazer pequenas viagens de bate-volta para cidades próximas, buscando se refrescar.
*Com informações Extra
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.