top of page

Vinícius Jr. já é o maior atleta do século na luta antirracista

Por Helcio Albano

Vini em seu projeto social nas escolas de São Gonçalo/Foto:
Vini em seu projeto social nas escolas de São Gonçalo/Foto:

Vinícius Jr. já é o maior atleta do século na luta contra o racismo no Planeta. E não exagero.


O garoto de 22 anos, pelo menos no seu esporte, o futebol, assumiu para si uma missão que só os diferenciados, os corajosos, os predestinados, assumiriam: enfrentar a estupidez de um país inteiro, tendo consigo a ira santa de um guerreiro que luta somente por uma suprema razão: a Justiça!


Não, meus amigos. Não caiam na esparrela de que o eventos racistas na Espanha são eventuais, que só se materializam nos estádios em finais de semana. A Espanha, de um catolicismo quase medieval, até hoje é mal resolvida com seu passado mouro-árabe.


É o país onde a inquisição foi mais cruel e antissemita, que desembocaria na guerra civil e na aliança nazifascista na 2ª Guerra. E mesmo derrotado, o fascismo ainda perduraria com a ditadura do general Franco por mais 40 anos, até 1975 - apoiado por quem? quem? Sim, os EUA!



É contra toda essa estrutura racista, secularmente enraizada, que o nosso garoto do Portão do Rosa se subleva, tá ligado? "No es fútbol, es inhumano." Escreveu Vini em seu Twitter depois de chutar o pau da barraca contra a Mídia espanhola e a "La Liga", presidida por um notório fascista.


Quando o Cristo Redentor foi apagado em sua homenagem, Vini reagiu: "Tenho um propósito na vida e, se eu tiver que sofrer mais e mais para que futuras gerações não passem por situações parecidas, estou pronto e preparado".


Será que o garoto sabe que o Cristo foi construído em sua cidade natal, São Gonçalo?


É, o gonçalense, valente, sempre no topo...


***

Baixe o 2º Volume do livro Reflexões de proa, de Helcio Albano.

Reflexões_ebook.2
.pdf
Fazer download de PDF • 1.53MB

Siga @helcioalbano


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso canal do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.