top of page

Viradouro, Sossego e Cubango podem virar Patrimônio Imaterial do RJ

Proposta é do deputado Jalmir Junior, que fez a mesma proposição para a Porto da Pedra no final de 2021


Por Felipe Rebello

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Três escolas de samba niteroienses, Viradouro, o Acadêmicos do Sossego e Acadêmicos do Cubango, podem se transformar em Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.


As propostas foram protocoladas em forma de projetos de lei na Assembleia Legislativa (Alerj) na semana passada pelo deputado estadual Jalmir Junior (PRTB), que já havia feito a mesma propsosição, no final do ano passado, envolvendo a escola gonçalense Porto da Pedra e a Velha Guarda da coirmã Viradouro.


Os projetos agora entram em regime de tramitação ordinário e devem ser apreciados pelas comissões de Cultura, Turismo e Assuntos Municipais, além da CCJ. Seu texto já se encontra disponível para consulta no Diário Oficial da ALERJ.


De acordo com o Art. 1º das PLs, com esta iniciativa se pretende “preservar a cultura do samba, da música e a da história, bem como a divulgação do local de ensaios e visitação turística de uma das maiores festas populares do país”.



A Acadêmicos do Cubango é uma escola sediada no bairro homônimo em Niterói. Fundada em 17 de dezembro de 1959, estampa o verde e branco em sua bandeira e conta com 11 títulos niteroienses e dois da terceira divisão do estado. Atualmente disputa a Série Ouro.


A Unidos do Viradouro foi fundada em 24 de junho de 1946 no bairro do Viradouro, mas atualmente está sediada no Barreto. Suas cores originais o azul e rosa, inspirada nas vestes da padroeira da escola, N. S. Auxiliadora, mas atualmente a escola é alvirrubra. Possui 18 títulos niteroienses, 1 do Grupo de Acesso B e 3 do A, além de dois títulos do Grupo Especial, divisão onde permanece.


A Acadêmicos do Sossego foi fundada em 10 de novembro de 1969 na região de Pendotiba, mais especificamente, no Largo da Batalha. Suas cores são o azul e branco e seu símbolo é a lira. Seus títulos mais relevantes são 4 Primeira Divisão de Niterói e 2 canecos da Segunda. Atualmente disputa a Série Ouro.


Edição: Helcio Albano.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Felipe Rebello é professor de História e psicopedagogo.



POLÍTICA