top of page

Vivemos em dois brasis diferentes - por Rofa Araújo


Foto: Reprodução Youtube
Foto: Reprodução Youtube

O nosso país é um brasilzão enorme, com todo qualquer tipo e sotaques e costumes bem distintos, de norte a sul, passando pelo Nordeste que tem suas características a parte.

Porém, além dessas diferenças evidentes e para lá de conhecidas, temos dois países que vivem ao mesmo tempo com suas ideias mudando da água para o vinho.

No Brasil real em que observamos no dia a dia, temos visto um governo Lula colocando tudo nos trilhos, já que andava meio descarrilhado, com a inflação mais baixa dos últimos anos, preços de cesta básica mais baixos, combustível com redução de valores e salário-mínimo com aumento real, o que não via a tempos.

No outro da realidade paralela, tudo vai mal e nada presta. No meio dos bolsonaristas – uma seita do mal alimentada pelo ódio – o que tem acontecido está tudo errado e ainda o chamam de “desgoverno”, semelhante como era chamado o anterior que realmente foi um desastre astronômico que precisa de um bom tempo parra ser colocado m ordem.


Em qual mundo realmente vivemos? Será que a ideologia pregada de direita ou esquerda está tirando dos cidadãos a possibilidade de racionar, refletir para tomar suas decisões? Infelizmente parece que sim. E muito tem a ver com a educação relegada a planos inferiores, mesmo com investimentos e visões bem diferentes do governo anterior, mas que não é acompanhada pelos governos estaduais e municipais, principalmente os de direita. Por que será, hein?

Quando o povo pensa, não é manipulado e pode ouvir uma notícia, pensar sobre ela e decidir o que é melhor para sua vida e do país, no coletivo. Isso é bem delineado na frase do grande educador e patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

Vamos decidir em qual dos “dois brasis” estamos vivendo, no real ou no imaginário e conseguir superar as loucuras que estão nos rondando, travestidas de notícias sob a égide de “liberdade de expressão” e que, ne verdade, grandes fakes News.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


Rofa Araujo é jornalista, escritor (cronista, contista e poeta), mestre em Estudos Literários (UERJ), professor, palestrante, filósofo e teólogo.






POLÍTICA