top of page

Websérie documental retrata fotógrafos das favelas e periferias do RJ

“Fotografias Periféricas” apresenta quatro episódios com a história e os trabalhos de artistas que vivem e têm as favelas e periferias cariocas como cenário

Alemão/Foto: Divulgação
Alemão/Foto: Divulgação

Composta por quatro episódios de dez minutos, a websérie “Fotografias Periféricas” mostra o trabalho e a vida de jovens artistas da fotografia em favelas e periferias da região metropolitana do Rio de Janeiro. Entre os fotógrafos retratados estão Ratão Diniz (Complexo da Maré), Thais Alvarenga (Vila Kennedy), Josiane Santana (Completo do Alemão) e Victor Vieira (Duque de Caxias).


Cada episódio traz um pouco de suas criações, que apontam olhares mais sensíveis na criação de novos imaginários sobre os espaços públicos dos bairros em que vivem. A websérie ilustra novas narrativas sobre a favela e a periferia, geralmente associadas a aspectos negativos.


A websérie revisita algumas das fotografias mais marcantes da carreira de cada fotógrafo, retornando ao local onde ela foi feita e contando como foi o instante do click. Segundo o diretor do projeto, Eduardo BP, “na última década surgiu uma geração de fotógrafos oriundos de favelas e periferias do Rio por causa da disseminação de câmeras, celulares e redes sociais”. Para ele, esse fenômeno trouxe novos imaginários sobre os espaços dos bairros de cada um.


“Para além do território, as fotos tem um potencial artístico; à sua maneira, cada um “fala”, por meio da foto, de coisas que são universais, como o rosto nas fotografias da Thais Alvarenga, o assustador nas fotos do Ratão Diniz, a geometria do espaço nos trabalhos da Josiane Santana, uma tensão entre o corpo e o cenário nas fotos do Victor Vieira, que é um fotógrafo de moda”, comenta BP.


Produzido com recursos da Lei Aldir Blanc, o lançamento de “Fotografias Periféricas” conta com três lives de conversas temáticas com os artistas e um pesquisador.


No dia 27/04, às 20h, o bate-papo será com Ratão Diniz e Josiane Santana, fotógrafos moradores dos Complexos da Maré e do Alemão, respectivamente. A segunda live acontece no dia 28/04, às 20h, com Thais Alvarenga, fotógrafa da Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e Victor Vieira, de Duque de Caxias.


Já “O surgimento das fotografias nas favelas do Rio de Janeiro” será tema da terceira live, que acontece no dia 29/04, às 20h, com Dante Gastaldoni, professor de fotografia da Escola de Comunicação da UFRJ.



“Fotografias Periféricas” - Lives


“Fotografias Periféricas: Complexo da Maré - Complexo do Alemão”

Com Maria Luísa Fonseca (mediadora), Ratão Diniz e Josiane Santana

Dia: 27/04, às 19h

Onde? instagram @caoazulfilmes


“Fotografias Periféricas: Vila Kennedy - Duque de Caxias”

Com Amina Sophia (mediadora), Thais Alvarenga e Victor Vieira

Dia: 28/04, às 19h

Onde? instagram @caoazulfilmes


“O Surgimento das Fotografias nas Favelas do Rio de Janeiro”

Com Guilherme Souza (mediadora) e Dante Gastaldoni

Dia: 29/04, às 19h

Onde? instagram @caoazulfilmes


FICHA TÉCNICA: Personagens: Josiane Santana, Ratão Diniz, Thais Alvarenga e Victor Vieira

Apresentação: Cão Azul

Roteiro e direção: Eduardo BP

Produção: Fabrício Basílio

Produção Executiva: Guilherme Souza

Produção Local: Thamires Lima, Henrique Gomes,

Direção de Fotografia: Guilherme Souza

Assistência de Fotografia: Wesley Prado

Técnico de Som Direto: João Paulo Gohar

Direção de Arte: João Victor Almeida

Edição: Luciano Carneiro

Edição de Som e Mixagem: Guilherme Farkas

Correção de Cor: Frederico Benevides

Projeto Gráfico: Luiz Garcia

Mídias Sociais: Renata Basílio



POLÍTICA