top of page

Campeã do Carnaval do Rio será definida nesta quarta (14)

A Liesa fará a apuração das notas do Grupo Especial a partir das 16h


Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

A campeã do Carnaval do Rio de Janeiro será conhecida nesta quarta (14).


A Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) fará a apuração das notas do Grupo Especial a partir das 16h. O UOL terá a apuração com placar ao vivo no UOL e uma live comentando as notas dos jurados.


A TV Globo manterá a tradição de exibir ao vivo a apuração das notas. O público também poderá acompanhar a apuração no portal do UOL e no canal do YouTube de Splash UOL.



Ao todo 12 escolas concorrem ao título: Porto da Pedra, Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade Independente, Portela, Vila Isabel, Mangueira, Paraíso do Tuiuti e Viradouro.


A escola que terminar com a menor pontuação será rebaixada para a Série Ouro em 2025, e a campeã da Série Ouro irá para o Grupo Especial no ano que vem.


Conheça os quesitos


São nove quesitos julgados. Eles deverão ter quatro notas atribuídas de nove até dez, com uma casa decimal, sendo a menor nota descartada em cada um dos quesitos.



Bateria: julga a manutenção regular e a sustentação da cadência da Bateria em consonância com o Samba-Enredo; a perfeita conjugação dos sons emitidos pelos vários instrumentos; e a criatividade e a versatilidade da Bateria.


Samba-Enredo: o julgador precisa avaliar a letra e a melodia apresentada, respeitando-se a licença poética. A letra deverá ser descritiva ou interpretativa, devendo ser considerada a adequação da letra ao enredo; sua riqueza poética, beleza e bom gosto; e a adaptação à melodia, ou seja, o perfeito entrosamento dos versos com os desenhos melódicos. Já a melodia precisa ser avaliada as características rítmicas próprias do samba; a riqueza melódica e o bom gosto de seus desenhos musicais; e a capacidade de sua harmonia musical facilitar o canto e a dança dos desfilantes.


Harmonia: aqui são avaliadas a perfeita igualdade do canto do Samba-Enredo, pelos componentes da Escola, em consonância com o "Puxador" (Cantor Intérprete do Samba) e a manutenção de sua tonalidade; o canto do Samba-Enredo, pela totalidade da Escola; e a harmonia do samba.



Evolução: precisa julgar a fluência da apresentação penalizando correrias ou buracos formados por alas, destaques ou alegorias. Também considera a espontaneidade, a criatividade, a empolgação e a vibração dos desfilantes; e a coesão do desfile, ou seja, a manutenção de espaçamento o mais uniforme possível.


Enredo: são duas notas somadas de subquesitos chamados concepção e realização. Em concepção são julgadas a ideia básica apresentada pela escola e o desenvolvimento teórico do tema proposto, com sua importância e densidade cultural; a clareza, coerência e coesão (unidade lógica) na roteirização do do desfile também contam nota. Já em realização, somam pontos a capacidade de compreensão do enredo por meio do tema proposto e seu desenvolvimento apresentado no desfile pelas fantasias, alegorias e outros elementos plástico-visuais; a criatividade; e também a "carnavalização do tema e argumento proposto".


Alegorias e Adereços: assim como no enredo, julga nos subquesitos concepção e e realização, observando se tais representações fazem sentido ao enredo e também se há cuidados nos acabamentos apresentados.


Fantasias: é outro quesito que avalia a realização e concepção, se atentando a capacidade de criatividade, impressão causada pelas formas e entrosamento, os acabamentos bem feitos e uniformidade dos detalhes.


Comissão de Frente: aqui junta-se aos subquesitos citados anteriormente a indumentária e apresentação, devendo ser avaliados a coreografia e fantasias, sendo que a capacidade de impactar o público positivamente atribui pontos.


Mestre-Sala e Porta-Bandeira: são considerados a harmonia do casal que deve apresentar, durante a sua exibição, graça, leveza e majestade com uma sequência de movimentos coordenados e evidenciando a integração do casal.


*Com informações UOL


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI 

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page