top of page

Crise de ansiedade: saiba como identificar e prevenir episódios

Condição é uma reação natural do corpo relacionada à preocupação e ao medo


Foto: Pixabay
Foto: Pixabay



O comportamento de Alane no Big Brother Brasil (BBB) 2024 tem chamado atenção na web. Em diversos momentos, a sister apresenta sintomas que podem ser relacionados a ansiedade, apontam os internautas.


Entenda abaixo o que é, como identificar e prevenir uma crise.


O que é ansiedade?


A ansiedade é uma reação natural do corpo relacionada à preocupação e ao medo. Ela pode se tornar uma condição psicológica quando se torna um excesso e passa a atrapalhar atividades rotineiras.


Com isso, pode-se desencadear um transtorno que leva às crises com sintomas mentais e físicos. Nesses casos, a reação passa a ter um impacto negativo na vida e no bem-estar da pessoa.



Como identificar a chegada de uma crise?


Segundo o Hospital Albert Einstein, alguns sintomas que podem indicar a chegada de uma crise de ansiedade são:


  • Taquicardia;

  • Tremores;

  • Sudorese;

  • Sensação de falta de ar;

  • Tontura e enjoos;

  • Tensão muscular;

  • Calafrios ou sensação de calor;

  • Despersonalização, irrealidade ou medo constante.


O que pode ajudar durante uma crise de ansiedade?


As causas das crises diferem de uma pessoa para outra, portanto, não há uma abordagem única e padronizada para controlá-las. Cada um pode identificar o que funciona melhor para si, mas há algumas ações que podem ajudar a contornar a situação.



  • Controle de respiração;

  • Tentar mudar de foco e se distrair;

  • Relaxar os músculo.

Quais são os possíveis tratamentos para a ansiedade?


Os possíveis tratamentos podem envolver psicoterapia e o uso de medicamentos em alguns casos. A psicoterapia ajuda a entender a causa do problema e também oferece ferramentas para identificar gatilhos, assim como para lidar com as crises.


Esse tratamento pode ser aliado ao uso de medicamentos, que não agem diretamente na causa, mas tem a função de amenizar os sintomas do transtorno, tanto físicos como mentais.


Para complementar, o indivíduo pode adotar hábitos de vida mais saudáveis, como ter uma dieta balanceada e praticar atividades físicas, por exemplo.


As orientações devem ser personalizadas para cada paciente por um profissional da área de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, após avaliação do quadro.


*Com informações CNN


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page