top of page

Descolonizar as políticas públicas e o financiamento da educação

Por Graciane Volotão


O tema do painel que o Coletivo ELA – Educação Liberdade para Aprender estará realizando na próxima segunda-feira, dia 03/07/2023, às 19h no Instituto Superior Anísio Teixeira terá com certificação pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e demais parceiros da denominada Semana de Ação Mundial – 2023, com o mote: “Para não retroceder: PNE para valer, as desigualdades enfrentar e o financiamento descolonizar!


É fundamental esclarecer que a SAM, assim apelidada a Semana de Ação Mundial é uma das maiores mobilizações realizadas pela Campanha e este ano chega a sua 19ª edição. A SAM foi lançada pela Campanha Global pela Educação (CGE) em 2003 para exercer pressão sobre os governos para que cumpram acordos internacionais como o Marco Ação Educação 2030, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030.


O Coletivo ELA ingressou como parceiro da ação em 2020, em 2022, realizamos no modo virtual as rodas de conversas que estão gravadas no canal do youtube. Este ano, o Coletivo ELA faz parte do Comitê Sudeste da Campanha Nacional pelo direito à Educação e fará este painel no formato presencial.



As inscrições estarão abertas até o início do painel e a certificação depende necessariamente da inscrição realizada. O link da inscrição é https://surveyheart.com/form/6492f89f81f3af5d5407c1d7 e você também poderá se inscrever pelo QR Code da imagem.


A SAM é realizada em mais de 100 países desde 2003 e tem por objetivo informar e engajar a população em prol do direito à educação para garantir um sistema educacional público e gratuito. Em uma agenda transformadora foram estabelecidas 5 estratégias: 1- Ação sobre tributação; 2- Ação sobre a austeridade; 3- Ação sobre a dívida; 4- Ação sobre paradigmas e 5- Ação de direitos especiais de saque. Ações que serão explicadas durante o nosso painel.


No dia 03/07/2023, contaremos também com a presença do professor Fabio Araújo de Souza que além de elucidar o importante tema do financiamento da educação fará o lançamento do seu livro na nossa cidade.


Em um processo de emancipação dos territórios, a descolonização está ligada a lutas locais e concretas que estão na base da formação da sociedade. Entender como funciona o financiamento da educação e as políticas educacionais potencializa o controle social e fortalece as lutas pela garantia de uma educação de qualidade socialmente referenciada. Nesta crença, o nosso Coletivo ELA, te convida a estar neste importante encontros na próxima segunda. Convide mais pessoas, pois é preciso que mais gente conheça sobre os direitos de um financiamento adequado e justo da educação pública brasileira.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso canal do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Graciane Volotão é Pedagoga, professora supervisora educacional, servidora pública e doutoranda em educação na UFF e membra do Coletivo ELA – Educação Liberdade para Aprender e colaboradora da Coluna “Daki da Educação”, publicada às sextas.