top of page

Escritor Rodrigo Santos participa do 'Colóquios Gonçalenses' neste sábado (6)

Evento, com sorteio e empréstimo gratuito de livros, ocorre na Estante Maria Carolina de Jesus, no Arte Galeria Box 212

Autor gonçalense é um dos maiores romancistas da atualidade/Foto: Divulgação
Autor gonçalense é um dos maiores romancistas da atualidade/Foto: Divulgação

A segunda edição do Colóquios Gonçalenses, evento literário que recebe autores de São Gonçalo e região, recebe o escritor romancista e poeta Rodrigo Santos para um bate-papo sobre sua carreira e obra e impressões sobre sua cidade natal, São Gonçalo.


Santos é autor do best seller Macumba (Mórula, 2019), que ganhou o Brasil, e de sua continuidade, Fogo nas encruzilhadas (Periferias, 2022). Os livros discorrem sobre as histórias protagonizadas pelo detetive Ramiro, que investiga seriais killers que cometem seus crimes na cidades de Niterói e de São Gonçalo.


Entre uma obra e outra, o autor também publicou o festejado Carcará (Malê, 2021), livro de contos sobre as cruezas das quebradas urbanas e periféricas.


Ter sido convidado para o Colóquio é uma honra. É bom a gente conseguir conversar para alem dos eventos de cada artista, conhecer melhor o “corre” do outro gera pertencimento”, disse Rodrigo.



Além da vasta obra, que inclui poesia, prosa e contos sob o pseudônimo Damiana Duarte publicados em sites na internet, Santos criou e produziu o maior e mais longevo evento literário regular de São Gonçalo, o Uma Noite na Taverna, sarau multicultural e artístico que revelou e ajudou formar diversos autores da cidade.


"O Rodrigo é o cara perfeito para a proposta do Colóquios: cria da cidade, talentoso ao extremo e bem sucedido no meio literário, que a gente sabe ser bem elitista e muitas vezes excludente com nós, os 'caboquim'. Vamos trocar uma ideia, claro, sobre literatura, mas sobre a cidade e a gente mesmo como ser periférico, sobre ser gonçalense. Vai ser bacana, garanto", disse o jornalista Helcio Albano, idealizador do Colóquios e mediador da conversa concebida para ter interação e participação de quem estiver presente.


Na ocasião, Albano lançará o 2º Volume do opúsculo Reflexões de Proa (Apologia Brasil, 2023), além de ter sorteio e empréstimos gratuitos de livros da Estante Maria Carolina de Jesus.


A Apologia Brasil também montará um estande de venda de livros do catálogo da editora no local.


A segunda edição do Colóquios Gonçalenses ocorre no sábado, 6 de maio, às 16h, na Arte Galeria Box 212, na Av. 18 do Forte, no Centro de São Gonçalo.


O evento é uma realização da Editora Apologia Brasil com curadoria do produtor cultural Adelino Góes.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso canal do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA