Incêndio em abrigo para crianças deixa 4 mortos e 15 feridos no Recife
Fogo atingiu sede do Lar Paulo e Tarso na Zona Sul da capital pernambucana, na madrugada desta sexta (14)
G1 - Um incêndio na sede de uma instituição que abriga crianças em situação de risco social deixou quatro mortos, sendo três crianças e um adulto. O fogo atingiu o Lar Paulo de Tarso, no Ipsep, na Zona Sul do Recife, na madrugada desta sexta (14). O local recebe crianças e adolescentes encaminhadas pelos conselhos tutelares e Juizado da Infância e Juventude. Treze pessoas ficaram feridas.
[ATUALIZAÇÃO: Inicialmente, o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) disse que havia 19 vítimas, mas depois informou não ser possível contabilizar. De acordo com a direção do Lar Paulo de Tarso, foram 17 vítimas, no total, sendo 4 mortos e 13 feridos. Esta reportagem foi atualizada às 10h55.]
Vídeos mostram os bombeiros em ação para controlar o fogo, que começou por volta das 3h. Até por volta de 9h não havia sido informado o que provocou o fogo. Entretanto, o diretor da casa acredita que um curto-circuito foi o que causou o acidente.
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 19 pessoas estavam no local do incêndio. Duas morreram no abrigo: um garoto de idade não informada e uma cuidadora identificada como Margareth da Silva, de 62 anos.
Outras duas crianças, também de idade não revelada, morreram quando estavam sendo levadas para o hospital. Os nomes dos outros mortos não tinham sido informados até a última atualização desta reportagem.
Quinze pessoas foram levadas pelos bombeiros e pelo Samu para hospitais e unidades de saúde do Recife.
Oito deram entrada no Hospital da Restauração (HR), no Derby, na área central da cidade. Cinco foram atendidas no Hospital Geral de Areias, na Zona Oeste, sendo três meninos e duas meninas.
Pacientes também foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul. Duas crianças, em situação mais grave, foram levadas da UPA para o HR.
No HR, local que mais recebeu crianças, alguns pais foram até a emergência para procurar os filhos. Segundo informações da unidade, a maioria dos pacientes ainda não havia sido identificada. Alguns tiveram que ser levados para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Onze equipes foram ao local para controlar as chamas. As chamas também chegaram a atingir uma casa vizinha, mas ninguém ficou ferido nessa residência. Nove viaturas do Samu também foram acionadas.
O Instituto de Criminalística (IC) esteve no Lar Paulo de Tarso. A perita criminal Magda Pedrosa informou que não foi possível fazer a perícia sobre as causa do incêndio. Segundo ela, o local ainda estava muito aquecido no início da manhã desta sexta.
Ela também disse que há uma preocupação com a estrutura do imóvel. Rachaduras podem surgir quando acontecer o esfriamento da estrutura.
"Então, é preciso aguardar algumas horas para realizar essa perícia. Fomos ao local apenas para periciar os corpos. A perícia do incêndio será realizada ainda hoje [sexta]", afirmou.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.