top of page

Lições de uma Derrota - por Pastor Alair Lima


Reuters-Hannah Mckay/Agência Brasil
Reuters-Hannah Mckay/Agência Brasil

O título deste texto poderia até ser, Lições de Mais uma derrota, parece que estar virando rotina , o Brasil ser desclassificado por uma seleção da Europa.


Depois de 2002, última vez que o Brasil trouxe a taça, o Brasil vem seguidamente derrotado pelo Velho continente, França, em 2006, Holanda, em 2010, Alemanha, em 2014, e Bélgica, em 2018.


Dizem, que é na derrota que se aprendem as lições, poxa, que processo dolorido, aprender com a derrota, não podia ser aprender nas vitórias, tirei tantas lições, aprendi tantas lições depois do dia 30 de outubro, estou extraindo lições até hoje com a vitória do Lula.


Mas por mais que estejamos tristes, não quero que este texto seja regado somente com tristeza, até porque o futebol não é o que determina tudo na vida da gente né ? lembro da expressão linda de Neemias no texto bíblico, “alegria do Senhor a nossa força é”.



Poderia retratar aqui pontos que o torcedor mais fanático acha que foi determinante para derrota e que eu não concordo e vou retratar aqui alguns destes, já vi alguns da mídia criticando o Tite pois se dirigiu para o vestiário enquanto os jogadores choravam. por que o Tite não colocou o Ewerton Ribeiro? Por que tirou o Vini Jr? Por que a seleção é composta da grande maioria de jogadores que atuam na Europa?


Eu acho que todas estas colocações, são resultados da revolta de torcedor emocionado ou revoltado por causa da derrota.


Mas então vamos as lições, não existe um único culpado, nem o Tite, se for para colocar a culpa nele, coloque naqueles que deixaram ele a frente da equipe já por 6 anos, dirigiu a equipe por 81 jogos, tem ele os melhores números. Antes de iniciar a copa eu já havia dito que nenhuma seleção tem os jogadores de alto nível que nós temos, só tem craque, eles jogam nos melhores times do mundo, diferente do nosso treinador que é do nível de todos os outros, observe que a nossa Equipe não apresentou uma única jogada ensaiada.


Numa partida de futebol só uma equipe sai vencedor, o futebol os em outros países evoluíram muito, agora você pode montar uma seleção no continente menos desenvolvido no futebol e por causa da preparação física e a tática esta equipe pode fazer frente com qual quer seleção do mundo. Nossos jogadores mereciam uma jogada surpresa e bem treinada para vencer o forte sistema defensivo da Ucrânia e evitar que fosse para os pênaltis.


É, Copa do mundo agora, somente daqui 4 anos, nisso tudo só tenho um contentamento já terei experimentado 4 anos (espero que seja muito bons) da administração de Lula.


Até 2026!


Vamos Brasil!.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Alair Lima é Pastor Presidente da Primeira Igreja Batista de Jardim Alcântara desde janeiro de 2011.



POLÍTICA