top of page

O Verdadeiro sentido da Páscoa - por Pastor Alair Lima


Hoje é chamada a sexta-feira santa.


Hoje, comemora-se a pascoa.


Vamos considerar alguns pontos importantes e alguns equívocos sobre o sentido correto desta festa tão importante.


Em popularidade, a Páscoa só perde para o natal, mesmo assim existem muitos equívocos no entendimento desta festa.


De onde tem sua origem? Qual o verdadeiro sentido desta festa para os cristãos de hoje?

Qual a sua verdadeira mensagem?


Como devemos aplica-la em nossos dias? vamos lá então?


A pascoa é uma festa de origem judaica. Vem do hebraico “Pesach” que significa “passar por cima”, é uma referência ao episódio da 10ª praga narrado no antigo testamento quando o anjo da morte passou por cima da casa dos judeus no Egito e não entrou em nenhuma delas para matar os primogênitos, e a razão conforme a narrativa bíblica é que os israelitas tinham sacrificado um cordeiro por orientação de Moises e esfregaram o sangue nos umbrais das portas, quando o anjo da morte viu o sangue nas portas, ele passou por cima daquela casa e naquela mesma noite, os israelitas saiu livre do Egito depois de mais 400 anos de escravidão no Egito.


Então depois disso, Moises, instituiu a festa da Páscoa como Memorial do evento e que veio a se tornar uma das festas mais importantes das festas anuais do calendário judaico.

Então, como que a Páscoa entra no Cristianismo?



Vamos lembrar então de alguns eventos, Jesus traído, preso, morto, durante uma celebração destas festas da Páscoa em Jerusalém e a ressurreição vai acontecer num domingo de Páscoa, a sexta feira da paixão passa a configurar no calendário litúrgico cristão durante a idade média como dia santo.


Na quinta feira a noite, antes de ser traído como todos os judeus comiam o cordeiro pascoal Jesus determinou aos seus discípulos que não comessem da pascoa e passasse a comer pão e vinho em memória dele.


Ele estava como que substituindo a Páscoa pela Celebração da ceia(boa parte das Igrejas evangélicas hoje tem por costume celebrar a Ceia do Senhor todos os primeiros domingos de cada Mês.


Celebrar a Páscoa uma vez por ano, não é a orientação de Jesus para os dias de hoje, a orientação de Jesus para os seus discípulos hoje, Celebre a Ceia sempre, Em memória de Mim, disse o nosso Senhor Jesus.


A pascoa para os cristãos não é um dia santo! Para os cristãos é apenas um dia, o que poderia ser chamado de santo para os cristãos é o domingo que Jesus ressuscitou, e mesmo assim, não adoramos o domingo que consideramos o Dia do Senhor, Adoramos sim o Senhor do Domingo, Jesus.


Então, a pascoa não tem nada a ver com os cristãos de hoje, os cristãos de hoje estão ligados na Celebração da Ceia, a pascoa esta ligada a Velha aliança, os cristãos de hoje estão ligados a nova Aliança que Jesus fez na Cruz.


Nós Cristãos não somos contra a Pascoa! Quando eu desejo alguma pessoa uma Feliz Pascoa e o faço, mas lembrando-lhe que Cristo é a nossa páscoa, Paulo em 1Corintios 5:7 diz “Pois Cristo nosso cordeiro pascal foi crucificado”.


Celebremos Jesus a nossa verdadeira Páscoa!


Termino dizendo, Feliz Páscoa!


Lembro-Lhe Cristo é a nossa Páscoa!

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Alair Lima é Pastor Presidente da Primeira Igreja Batista de Jardim Alcântara desde janeiro de 2011.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page