top of page

Petrobras reajusta preços da gasolina e do diesel para as distribuidoras

Apesar do aumento os preços seguem com reduções acumulada


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Petrobras anunciou, nesta terça (15), reajuste nos preços praticado da gasolina e do diesel vendidos para as distribuidoras.


A gasolina terá aumento de 0,41 centavos por litro, passando a ser comercializada a 2,93 reais por litro. Apesar do aumento, no ano, os preços seguem com reduções acumuladas de 0,15 centavos o litro da gasolina.


Já o diesel terá um aumento de 0,78 centavos o litro no preço médio de venda para as distribuidoras, passando a ser comercializado a 3,80 reais por litro. No ano, a variação acumulada do preço de venda de diesel da Petrobras para as distribuidoras é uma redução de 0,69 centavos por litro.


Os novos valores passarão a valer a partir de quarta-feira, 16 de agosto. Na bomba, os preços finais ao consumidor dependem ainda de outros fatores, como impostos e margem de lucro do posto de combustível.


No começo do mês, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, havia informado que a estatal poderia promover reajustes nos preços dos combustíveis, baseado na oscilação do produto no mercado externo.



Segundo ele, a estatal informou que estaria trabalhando "no limite do preço marginal". No comunicado sobre o aumento divulgado pela estatal nesta terça, é possível ver que a justificativa é semelhante.


"A consolidação dos preços de petróleo em outro patamar, e estando a Petrobras no limite da sua otimização operacional, incluindo a realização de importações complementares, torna necessário realizar ajustes de preços para ambos os combustíveis, dentro dos parâmetros da estratégia comercial, visando reequilíbrio com o mercado e com os valores marginais para a Petrobras", diz a empresa


Em maio, a Petrobras anunciou o fim da paridade internacional de preços do diesel e da gasolina. De acordo com a empresa, a nova política evitou uma escalada abrupta nos preços.


"Em um primeiro momento, isso [fim do PPI permitiu que a empresa reduzisse seus preços de gasolina e diesel e, nas últimas semanas, mitigasse os efeitos da volatilidade e da alta abrupta dos preços externos, propiciando período de estabilidade de preços aos seus clientes".


No segundo trimestre de 2023, a Petrobras fechou com um lucro de 28,8 bilhões de reais, o primeiro desde o fim da paridade internacional. Os números apontam uma queda de 47% em relação ao mesmo período do ano anterior, um reflexo da prática de preços.


*Com informações Carta Capital


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso canal do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page