top of page

Projeto 'Um novo olhar para Guaxindiba' apresenta palestra sobre história municipal

O objetivo do projeto é despertar a noção de pertencimento nos alunos

Erick Bernardes ministra as palestras/Foto: Divulgação
Erick Bernardes ministra as palestras/Foto: Divulgação

Nessa segunda-feira (24) a Escola Municipal Professora Marlene Salgado de Oliveira (antiga Escola E. M. Guaxindiba) ofereceu aos seus alunos do Pré 1 e do 5 ano do Fund I a palestra "São Gonçalo Itinerante: a provocação investigativa", apresentada pelo professor e escritor Erick Bernardes, dentro de um projeto maior da referida escola denominado "Um novo olhar para Guaxindiba"


No evento foram enfocadas narrativas sobre os espaços por onde os próprios alunos transitam, bem como regiões vizinhas e seus lugares de memória. Durante a apresentação, falou-se de Guaxindiba, Alcântara, Rodo de São Gonçalo, Brejal, dentre outros bairros e sub-bairros. Às apresentações acompanharam fotos e se basearam na série de livros Cambadas, escritas pelo próprio Erick que informou:


"O objetivo do projeto é despertar a noção de pertencimento nos alunos. Questão de identidade. Se o aluno cresce sem considerar São Gonçalo sua cidade, ele não vai preservar. Cidadania é também valorização da história local", finalizou o escritor.



Para a professora do 1° Segmento do Ensino Fundamental Monique Eletherio, "a palestra foi de suma importância, pois restabeleceu a autoestima do aluno goncalense. Desmitificou a fala de fracasso que é exposta para eles desde sua primeira infância. Ao elevar a autoestima do município de São Gonçalo, proporcionou aos sujeitos um significado de resiliência".


Welington Quintanilha Gomes, que é professor orientador pedagógico, declarou ter sido "uma tarde agradável e de muito aprendizado para os alunos da Educação infantil e do 5° ano da escola. Todos puderam conhecer um pouco mais sobre a cidade onde moram, contribuindo para o reconhecimento e a valorização de suas identidades. Todos os alunos estão de parabéns pela participação e interação que tiveram durante a palestra".


Já para a Diretora Adjunta Marcela Eletherio, "a palestra apresentada sobre São Gonçalo me fez ver que os alunos se sentiram valorizados e, ao mesmo tempo, encantados em saber sobre as riquezas e aventuras que existem em nosso município. É gratificante como Educador perceber que a valorização é peça fundamental e de suma relevância para a autoestima dos alunos".


Sabemos das dificuldades que nosso município tem, mas se nossa visão ficar limitada aos problemas de modo a não valorizar a história local, ninguém fará por nós. Esse tipo de trabalho é mais que necessário, e o Jornal Daki parabeniza a escola pelo lindo projeto.


 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.