top of page

RS URGENTE! 143 mortos, 125 desaparecidos e meio milhão de desabrigados

Os números alarmantes revelam um quadro desolador: são 806 feridos e 125 desaparecidos, em meio a uma população total de 1.115.704 pessoas afetadas

Foto: Reprodução TV Brasil
Foto: Reprodução TV Brasil

Desde a semana passada, as chuvas incessantes que assolam o Rio Grande do Sul já tiraram a vida de 143 pessoas, de acordo com o mais recente levantamento divulgado pela Defesa Civil neste domingo (12). O impacto da tragédia se estende por 446 municípios do estado, evidenciando a magnitude da catástrofe.


Os números alarmantes revelam um quadro desolador: são 806 feridos e 125 desaparecidos, em meio a uma população total de 1.115.704 pessoas afetadas. Mais de meio milhão de pessoas foram desalojadas, buscando refúgio em abrigos, somando um total de 81.170 indivíduos.


O esforço hercúleo das operações de resgate já proporcionou a salvação de 76.399 pessoas, além de 10.555 animais, em uma mobilização sem precedentes. O governo gaúcho, diante da emergência, mobilizou um contingente de mais de 27,5 mil pessoas nas tarefas de resgate, com o apoio logístico de 4.498 viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações.


O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden) emitiu alerta vermelho de alto risco para deslizamentos em várias regiões do estado, com especial atenção para a Serra Gaúcha.


Alerta do Inmet

Paralelamente, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a continuidade das chuvas intensas e o potencial para acumulados pluviométricos significativos até às 18h de hoje.

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.


Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO