top of page

São Gonçalo realiza premiação de concurso nacional de cordel nesta sexta (28)

Evento terá transmissão ao vivo na TV Daki pelo Youtube


Por Cláudio Figueiras

Gonçalo, falecido em 2022, é o grande homenageado desta edição/Foto: Reprodução
Gonçalo, falecido em 2022, é o grande homenageado desta edição/Foto: Reprodução

Nesta sexta (28) será realizada, a partir das 18h, no salão nobre do ICBEU, a cerimônia de premiação do ll Concurso de Literatura de Cordel em São Gonçalo.


O evento será transmitido pela TV Daki (@tvdakisg), no Youtube.


Serão entregues aos três primeiros colocados do concurso, promovido pela Academia Gonçalense de Literatura de Cordel (AGLC), o Troféu Gonçalo Ferreira da Silva, além de premiações financeiras e participação no Programa Daki, na Rádio Aliança e na TV Daki, no próximo sábado (29), às 10h.


A disputa, de alcance nacional, teve como tema "Vida e Obra do poeta Gonçalo Ferreira da Silva" e consagrou os poetas potiguares Marciano Medeiros (Leandro Camelo do Norte) e Francisco Gabriel Ribeiro (Curimatau) e o cearense João Rodrigues Ferreira (Poeta do Riacho) que ficaram em 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.



Os dez primeiros colocados foram premiados com publicação em livro impresso, editado pela editora Apologia Brasil, dos cordeis participantes do concurso, que está em sua 2º edição. A obra será lançada durante a cerimônia de premiação.


A iniciativa da Academia Gonçalense de Literatura de Cordel (AGLC), através dos poetas e membros fundadores da instituição, Zé Salvador e Ezequiel Alcântara, teve como objetivo homenagear na 2ªedição do concurso, que é anual, um dos maiores poetas cordelistas da história do gênero, o fundador e presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), e que dá nome à premiação, Gonçalo Ferreira da Silva, falecido em outubro de 2022.


Os troféus desta edição foram especialmente confeccionados pelo escritor e produtor cultural, Jordão Pablo de Pão, que também compõe a AGLC e ficará responsável pelo cerimonial da premiação.


O ll Concurso de Literatura de Cordel em São Gonçalo tem o apoio cultural dos colégios Odete São Paio, Jean Piaget, curso Daniels de idiomas e da editora Apologia Brasil.

Serviço

Local: ICBEU - Rua Dr. Francisco Portela, 2772 - Zé Garoto, São Gonçalo

Horário: 18 horas

Entrada Franca

Informações: 21 98027-4279 ou 21 97168-7756 (WhatsApp)


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso canal do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA