top of page

Será que é menopausa precoce? Conheça sintomas e riscos da condição

Mulheres que passam pela menopausa precoce podem correr mais riscos de desenvolvimento de doenças graves como osteoporose e depressão


Foto: Freepik
Foto: Freepik

A menopausa precoce, também conhecida como insuficiência ovariana prematura, se caracteriza pela ausência de menstruação, no período de um ano, antes dos 40 anos de idade.


A condição pode ocorrer por diversas razões, incluindo genética, exposição a vírus (caxumba, por exemplo), tratamentos médicos (como quimioterapia), distúrbios autoimunes, cirurgias que afetam os ovários, entre outros fatores.



Sintomas da menopausa precoce


Quando a menopausa ocorre precocemente, as mulheres podem enfrentar sintomas semelhantes aos da menopausa padrão. São eles:


  • Alterações de humor;

  • Ondas de calor;

  • Piora significativa da qualidade do sono;

  • Ressecamento vaginal;

  • Redução da libido;

  • Ganho de peso.



“A paciente que entra na menopausa tem mais chances de desenvolver doenças como osteoporose, depressão, risco de eventos cardiovasculares como infarto ou derrame, episódios de ansiedade e, além disso, a piora do rendimento intelectual”, explica a ginecologista Iana Carruego, da Clínica Elsimar Coutinho (SP).


*Com informações Metrópoles


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA