top of page

Teatro de Bonecos percorre os cinco distritos de São Gonçalo em outubro

O grupo gonçalense de Teatro de Bonecos Trio de Três desenvolve montagens próprias e adaptações livres de autores e poetas brasileiros

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Teatro de Bonecos Trio de Três apresenta gratuitamente “Cenas no Intervalo” na caixa do Teatro Lambe Lambe para o público infantil e adulto em dez bairros/comunidades dos cinco distritos de São Gonçalo.


Encerrada a agenda, será produzido um vídeo-mosaico com fotos, depoimentos de moradores e informações sobre o local visitado com breve pesquisa sobre sua origem e presença no mapa da cidade. Na estrada desde 1988, o grupo gonçalense de Teatro de Bonecos Trio de Três desenvolve montagens próprias e adaptações livres de autores e poetas brasileiros, mesclando os experimentos da arte-educação com temas contemporâneos.



Convidando plateia de todas as idades nos passeios entre o lúdico e a reflexão, o Trio de Três atua com variadas classificações do teatro de bonecos (luva, vara, marote, marionete de manipulação direta, sombra, boneco brinquedo), acrescentando ao seu repertório a recente novidade da técnica do teatro lambe lambe. A ideia do Teatro Lambe é das nordestinas Denise Santos e Ismine Lima, onde muitas possibilidades podem ser exploradas dentro de uma caixa através da manipulação de pequenos bonecos, objetos ou imagens. O micro espetáculo é assistido através de um orifício para exclusiva plateia de uma pessoa, sem gerar aglomeração. O nome “teatro lambe lambe” faz referência aos retratistas lambe-lambe presentes nas praças das cidades nos séculos XVIII e XIX. Na ficha técnica de “Cenas no Intervalo”, concepção e manipulação da atriz bonequeira Cleise Campos, com apoio cênico e de produção da atriz Rosite Val. A confecção de objetos, imagens e ilustrações das cenas são de artistas plásticos convidados: Ana Sobral, Nelma Boechat e Gustavo Guilhem.

A agenda do Trio de Três é resultado de seleção em edital público no ano de 2020, integrando ações financiadas pela Lei Aldir Blanc (nº 14.017 de 29 de junho de 2020, iniciativa de deputadas e deputados Federais, aprovada no Congresso Nacional Brasileiro), com recursos do Fundo Nacional de Cultura. As ações da Lei Aldir Blanc estão sendo executadas pelas prefeituras e governos estaduais em todo Brasil. Temas das cenas para escolha do público: FLOR DO CAMPO: Embalo singelo na cantiga de roda. Música: Alecrim/Cancioneiro popular. Duração: 01min35seg. Público infantil. A JANELA: Abordagem sobre o uso e a valorização do tempo no cotidiano. Música: Carolina, de Chico Buarque. Intérprete: Quarteto em Cy. Duração: 02min36seg. Público adulto. BILHETES: Passeio por escritos de Manoel de Barros e Clarice Lispector. Música: Over The Rainbow, de Harold Arlen. Violino: Jenny Yun. Duração: 02min16seg. Público Adulto. BICICLETA: Alternativa de locomoção prática e saudável em abraço a magrela. Música: La Rue au Chansons, de Michel Emer. Duração: 01min32seg. Público infantil. Endereço das apresentações ao ar livre (cobertura arejada), com acesso gratuito: 09/OUT, 10h – Sacramento (Local: Varandão Matrizes Que Fazem/Egbe Ìle Ìya Omidaye Obalayo - Rua Dalmir da Silva, nº 08) 10/OUT - Mutuá e Mutondo (Locais - 10h na calçada sobrado roxo, na Rua Raul Lengruber, 222, e 16h, na calçada da Deise - Rua Frei Orlando, 52). 12/OUT, 10h – Itaoca (Local: Projeto Gentileza/Árvore Encontros - Rua Antônio Gomes de Avellar, S/N). 14/OUT, 9h - Ipuca (Local: Pátio CIEP 306 -Rua Martins Santana, Nº 3055, final do Jardim Catarina). 16/OUT - Complexo da Coruja e Tenente Jardim (Locais - 11h: Varanda do Espaço Cultural Catiane Magalhães, na Travessa Alberto Torres, 44; e 15h, na varanda do Projeto Sorrindo e Batucando - Travessa Garcia, 95). 20/OUT, 9h - Porto Velho (Local: Pátio da Escola Municipal Carlos Maia - Rua Catarina Martins, S/N). 22/OUT, 10h - Jockey (Local: Pátio Colégio Estadual Odysséa S. Silveira - Rua Aurino de Sá Leitão, S/N). 25/OUT, 9h - Largo da Ideia (Local: Calçada em frente ao Posto de Saúde - Rua Jerônimo Pina, S/N). A circulação da agenda é um singelo investimento para colaborar na intensificação da importância da micro história compondo a História da cidade, onde a própria caixa de Teatro Lambe Lambe, com seus espetáculos micros, estimula o pensar para os pequenos detalhes. Para acessar o vídeo no final da agenda pelos cinco distritos de São Gonçalo, visite a página do Trio de Três na rede social: facebook.com/teatrodebonecostriodetres Outras informações pelo endereço eletrônico: bonecostriodetres@gmail.com



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page